7 lições que podemos aprender com Michael Jackson, o Rei do Pop

Michael Jackson foi o Rei do Pop, o inventor do Pop, da geração MTV e é referência até hoje. Seu último disco, considerado um fracasso por muitos vendeu 10 milhões de cópias, em 2001, e a crítica considera um de seus melhores albuns.

O nome dele há muito tempo está envolvido em polêmicas. Talvez por ingenuidade, talvez por culpa de sua esquisitice e por querer sempre ser o que não era, nessa dura vida de ser a pessoa mais famosa do mundo inteiro.

Sua vida pública nos possibilita aprender muito, e é esta a intenção do seu post. Quais são as lições que podemos aprender com os erros e acertos do maior artista do século XX?

michael-jackson-moonwalker

1. Não importa quanto você ganha, mas quanto você gasta

Michael Jackson, um dos artistas mais bem-sucedidos do planeta, saiu desta vida devendo quase meio bilhão de dólares. Como isso é possível? Com alguém que ganha tanto dinheiro tão facilmente, e tanto! Como é possível ficar devendo tanto assim?

Michael foi, claramente, mal assessorado financeiramente, e sua extravagância não tinha limites. Mesmo endividado, chegou a gastar US$4 milhões em uma única tarde numa loja de antiquários. Quando o dinheiro tomou proporções gigantescas, ele parecia não entender que não importa quanto dinheiro ele tenha, um dia ele acaba. A conta aqui é simples, gastar menos do que ganha. E para ele isso não seria nenhum sacrifício.

A única razão de Michael não ter ido à falência é o fato de que a gravadora Sony dividia com ele os direitos sobre todas as músicas dos Beatles, que valem quase US$200 milhões. Mas ele já está devendo isso à gravadora há muito tempo, porque ela praticamente pagava as contas de Michael. A gravadora só não tomou os direitos dele ainda porque temia um boicote público de seus fãs. Antes de morrer, Michael deixou gravadas 200 músicas inéditas a seus filhos, que não podem ser capturadas por nenhum credor. Foi a forma de Michael de deixar seus filhos em boa situação após sua morte, e um presente para seus fãs no futuro.

2. Não perca o controle de sua vida

Michael claramente não administrava mais a própria vida. Desde a declaração de que gostaria de fazer apenas 10 shows, quando agendaram 50, até os remédios que tomava, e as pessoas suspeitas às quais eram confiadas responsabilidades muito grandes.

Ter assessores e assistentes é sempre bom, delegar tarefas e responsabildades também. Mas se a vida é sua, você deve ter a voz ativa para decidir.

Em um nível menos popstar, nós devemos saber a direção que queremos dar em nossa vida. Não importa o que a pressão dos pais, parentes e chefes. A vida é sua. Fazer aquela pós só porque é a “coisa certa a fazer” para continuar no seu emprego não é como deveria ser. Você precisa traçar o seu plano de vida e seguir de acordo com o que você acredita. Andar pelos caminhos traçados pelos outros é uma forma certa de não chegar onde quer.

3. Cerque-se das melhores pessoas

Como já citado no item anterior, o grande popstar não se cercava de pessoas lá muito confiáveis. Dava cargos importantes demais a pessoas não tão qualificadas. A babá de seus filhos de repente vira sua empresária. Um doutor da Arábia Saudita que depois descobrem que não é doutor e é do Líbano. Muita história mal contada, semi-profissionais e estranhice. Os remédios que tomava eram tantos que ele já nem sabia mais o que era, tudo isso gerenciado pelas pessoas à sua volta. As mesmas pessoas que marcaram 40 shows a mais que o combinado, cegos pela ganância que o matou.

Como já dizia o nosso querido Jim Collins, no livro Good to Great (Empresas feitas para vencer), o primeiro passo é colocar as pessoas certas no barco e tirar as erradas. Esta clara falta de noção de Michael lhe custou muito em sua carreira, principalmente na última década de sua vida.

Suas associações anteriores, como com Quincy Jones e outros grandes profissionais de sua área lhe renderam o sucesso que teve. Deveria o rei continuar com esta estratégia, e não dar tanta importância a pessoas medíocres, e que lhe faziam cada dia perder um pouco mais da majestade.

4.Dedique-se de corpo e alma, e treine muito!

Falemos um pouco sobre os acertos de Jacko. Michael Jackson foi um prodígio. Com 5 anos já era o vocalista de sua banda de irmãos. Em um dos capítulos não tão felizes de sua infeliz biografia, Michael conta que seu pai o fazia treinar muito, muito, sempre. Quando errava os passos, apanhava de cinta. Apesar do método brutal e psicologicamente destrutivo, isso ensinou a Michael o valor de treinar. Relatos e filmagens de ensaios mostram o quanto era exigente consigo mesmo, e cobrava de seus dançarinos. Sem isso, não haveria nunca conseguido fazer coreografias perfeitas, como a de Thriller e Smooth Criminal. Como Fernando Pessoa recomendava, Michael  punha tudo de si no mínimo que fazia.

Michael era um gênio da dança, mas note como o moonwalk era diferente em suas primeiras apresentações de Billie Jean, quando ainda era negro. Obviamente evoluiu com o tempo, até chegar à perfeição com a qual apenas Michael consegue executar.

Deus deu a ele a voz, mas não a dança. Essa ele aprendeu, e fez tanto que fazia parecer fácil flutuar no palco. Com certeza ensaiou mais de 10 mil horas ao longo dos anos, o que segundo Malcom Gladwell em Outliers faz o artista chegar próximo à perfeição.

5. Crie algo que ninguém nunca criou antes

Ninguém no mundo havia feito videoclipes com histórias elaboradas e que somavam mais à música que somente a imagem do artista. As apresentações de músicas na tv antes dele era como um radio um pouco melhorado. E isso não funciona. Quando a plataforma muda, é preciso criar uma nova forma de lidar com ela. O Youtube não é uma tv um pouco melhroada. É algo totalmente diferente, e é por isso que funciona. Michael fez a mesma coisa com a música no mundo da televisão, e iniciou o movimento de videoclipes como conhecemos até hoje.

Além disso, Michael foi o primeiro a utilizar efeitos especiais em seus videoclipes e até mesmo suas apresentações. Michael via uma inovação que pudesse adicionar e fazia. Ele não queria fazer um pouco melhor que os outros, ele queria ser algo único que o mundo não tinha visto antes algo igual.

Michael não dançava um pouco melhor que os outros. Ele inventou um tipo completamente novo de dançar, e que até hoje é muito difícil de emular. Alguns tentam copiá-lo, Chris Brown, Ne-yo, mas ele inventou e até hoje é o melhor executor de sua própria invenção. Michael não fazia um pouco melhor que os outros, ele era único e fazia coisas únicas.

6. Make the world a better place, for you and for me and the entire human race

Fazer um mundo melhor depende de todos nós. Michael sabia disso, e não apenas realizava doações, mas utilizava seu poder agregador e catalizador para arrecadar valores imensos para as causas que apoiava. Além de levantar questões importantes e fazer o mundo inteiro perceber que há vida fora do primeiro mundo, e que nessa vida há problemas que precisam de ajuda para serem resolvidos.

Michael pregava o amor ao próximo, aquele mesmo que Jesus pregava, mas que o mundo acaba sempre esquecendo ou deixando pra depois. Seu amor puro o colocou em grandes encrencas, e podemos dizer que unido à sua ingenuidade infanto-juvenil, acabou por encerrar sua carreira, no que podemos considerar o maior dano causado pela imprensa sobre a carreira de um artista.

Dê sua contribuição. O mundo  está sempre melhorando, faça sua parte para mudar o que acha que está errado. Nem que seja melhorar um pouquinho. Se esperarmos que o governo mude as coisas, elas nunca mudarão. O mundo precisa de gente que queira tirar as coisas do status quo, e preciso disso agora. Comece no seu círculo de influência, foi o que fez o Michael. Mas no caso dele, seu círculo era o mundo inteiro.

7. Deixe um legado

Seja para que as pessoas lembrem de você, seja para que seus descendentes saibam um pouco mais de sua origem. Michael deixa ao mundo grandes videoclipes, geniais coreografias e muitas, muitas músicas boas. Isso sem contar com as 200 inéditas que conheceremos apenas no futuro. Michael deixou no mundo uma  parte de si, o mundo que mudou um pouco com Michael Jackson.

Passar por esse mundo sem deixar sua marca, nem que seja para os seus, não é viver, é pouco mais do que existir. E Michael, apesar de dolorosa e complicadamente, viveu.


Assine este blog
Siga-me no Twitter

13 pensamentos sobre “7 lições que podemos aprender com Michael Jackson, o Rei do Pop

  1. Então, o Chris Brown dança muito bem, inclusive eu sempre disse que ele é o próximo Michael Jackson, mas pelo jeito que dança ser parecido. Existe uma grande diferença entre dançar bem um tipo de dança que já existe, e dançar de um jeito incrivelmente único que você mesmo inventou e criar coreografias incríveis. Chris Brown bebe da fonte de Michael Jackson, sem dúvida, e executa muito bem. Bons exemplos são With You e principalmente Gimme That.

  2. emtão é isso eu sempre tinha as minhas duvidas quando a midia só queria chantageálo michael jackson . uma pessoa tão incrivél,mas deixo claro! eu sempre vou telo na minha memoria pois pessoas como o proprio tem de ser amado por todos. felicidades a michael jackson onde ele estiver que Deus o tenha..

  3. UUUU
    Eu sei eu sou o Rodrigo Teaser sou o cover de Michael Jackson vcs ais q estao vendo ess msn vcs aprendam a fazer o monaqui entrando no site(www.rodrigoteaser.com.br vcs vam aprender o passo mais famoso de Michael.
    Thau.!

  4. eu acho q o maiquinho era. foi .e sempre sera o rei do pop .por mais que as pessoas digamque ele e esquisito e estranho eu acho que e tenho certeza de que ele sera um exemplo de vida e de superaçao. gabizinha

  5. Pingback: Michael Jackson’s – This Is It (ou como ver um ídolo sem a máscara) « Imperator's blog

  6. michael deixou muitos exemplos para se seguir
    que as pessoas tomem consiência do que estão fazendo e que pelo menos sigam um dos exemplos que michael nos deixou.

  7. sem dúvidas michael foi e sempre será um grande exemplo de superação, com o jeito de ser único, pouco a pouco ele se transformou no ícone da música pop, q jamais será esquecido por todos, e com certeza muita gente aprendeu e sempre aprenderá algo com o nosso rei da música pop!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s