Quando a NASA lança um foguete para a Lua, muitas pessoas não percebem que:
- a Terra está em movimento
- a Lua está em movimento
Portanto, eles têm que acertar um alvo em movimento a partir de uma plataforma em movimento. Nada fácil! A expressão “this is not rocket science” não foi criada em vão.
Eles não miram onde a Lua está, isso é irrelevante. Eles miram para onde a lua vai estar quando o foguete estiver para pousar nela.
Ao receber um lançamento, o jogador de futebol corre para onde a bola vai, e não para onde ela está.
Muitos vestibulandos querem saber qual é a tendência do mercado antes de prestar uma faculdade. As profissões mais “quentes”. A verdade é que ninguém sabe como estará o mercado de trabalho daqui quatro anos, quando você estiver quase formado. Tenha cautela com os que dizem saber. Ou com qualquer pessoa que pregue ter a resposta quando o mundo todo ainda nem está certo das perguntas.
No seu negócio, você pode reagir ao que os concorrentes estão fazendo ou pode pensar no futuro do seu negócio proativamente, liderando e definindo o que será ou não tendência no seu meio. A questão sendo “O que você pode fazer agora que outros negócios ainda não estão fazendo?” ao invés de “Como posso copiar meu concorrente?”
Ver o passado é fácil. Abra qualquer site de notícias, assista TV, leia revistas e você saberá tudo o que é considerado importante e “tendência” no momento. Entretanto, entender para onde as coisas caminhame, requer um pouco mais de percepção, observação e pensamento crítico. E não dá pra fazer isso e postar no Facebook ao mesmo tempo.
Muita gente ganha rios de dinheiro copiando tendências, não há nada errado nisso. Apenas decida se você quer inventar o próximo iPhone ou manufaturar o HiPhone do seu setor.
Gostei bastante das atividades no seu blog essas últimas semanas, já estava com saudades.