O mundo é de quem está pronto

Eu nunca fui um grande aluno, sempre tirava as notas suficientes apenas para passar de ano (frequentemente correndo sérios riscos), mas durante o colégio por algum motivo desconhecido eu me dava muito bem nos vestibulares (muito bem para o curso que eu queria na época: publicidade e depois Academia da PM do Barro Branco). Numa destas épocas eu tentei adquirir um cartão de crédito para poder comprar minhas coisas na internet sem ter que pedir pro meu pai, e ouvi um ressoante não.

Sei que é óbvio para mim agora o motivo pelo qual um adolescente sem renda não consegue ter um cartão de crédito a menos que seja adicional do pai, mas na época não entendia. Eu confiava muito em mim, tinha passado em um vestibular concorrido, é claro que eu seria brilhante e teria condições de honrar com o crédito. Mas sabe de uma coisa? NINGUÉM LIGA PARA VOCÊ ENQUANTO VOCÊ ESTÁ SE PREPARANDO.

Existem galãs com sorrisos perfeitos, não galãs com aparelho nos dentes, em processo de aperfeiçoamento. Existem campeões olímpicos, não atletas que treinam bastante. Ninguém quer saber quantas horas por dia você se prepara para algo ou se você realmente está quase lá. As pessoas não podem apostar em você.

E estas pessoas que não apostam em você, elas não estão erradas. Porque apostar em qualquer ser humano é um investimento de altíssimo risco. Já há um certo risco quando investimos em nós mesmos, investir nos outros ainda é um pouco menos seguro.

Portanto, a sua preparação você terá que enfrentar sozinho. Você, seus amigos de verdade, alguns familiares e só. Não espere ser aclamado no processo. Chega uma hora que você atravessa o vale. Aí sim você colherá os resultados. Mas enquanto este momento não chega, cabe a você continuar ou não. Desistir de algo por falta de motivação externa é um absurdo, porque ninguém lhe deve nada neste mundo. O único crédito que você tem é com você mesmo. É claro que muitas pessoas irão lhe ajudar, e dificilmente se chega a algum lugar sozinho, mas não é obrigação deles manterem você no seu caminho. Este é o seu trabalho. Assegurar a não desistência.

Desistir é bom quando o caminho não leva a lugar nenhum. Ou quando você não tem certeza se quer mesmo seguir por este caminho. Mas se as razões para caminhar vêm lá do fundo, desistir é loucura. Porque ter a certeza do sucesso antes dele acontecer é o único de jeito de alcançá-lo. Quando você estiver pronto, o mundo lhe será muito, mas muito gentil. Até lá, just do it.

Deixe uma Resposta

