O que foi e o que aprendi sobre o TEDxSP

A esta altura, se você é leitor do meu blog, já deve ser familiarizado com o TED. Se não for, assita a uma TEDTalk (clique em “most favorited all-time” no menu da esquerda) e depois volte aqui.

O slogan do TED é ‘ideias que valem a pena espalhar’. O formato são palestras de até 20 minutos. Resultado: muita objetividade nas palestras, e só se fala o verdadeiramente importante, sem muito bla bla bla, e você é exposto a uma quantidade imensa de conteúdo diverso e altamente impactante em muito pouco tempo

O TEDx é um projeto meio open-source do TED para espalhar seu evento pelo mundo, e algumas pessoas resolveram organizar o TEDxSP em São Paulo.

Infra-estrutura

O evento foi realizado no Teatro da Moóca, num auditório de 3 andares e uma área externa ótima.

Havia comida disponível e muita bebida gelada, tudo de graça. Ao entrar, havia uma espécie de loungezinho com dois monitores grandes, um com o palestrante do momento e outro com seu powerpoint.

Toda a parte técnica foi impecável. As filmagens realizadas pela Colmeia com um profissionalismo de dar inveja a muito evento grande por aí. Os microfones estavam perfeitos, iluminação, o palco, tudo perfeito!

Tinha lugar pra todo mundo sentar (embora muita gente tenha ficado nas escadas com preguiça de pedir licença pra fileira toda). Tomadas para notebook, wifi, tudo. Tudo foi pensado. Ah, e claro, o espumante no final, pra comemorar. Parabéns, organizadores!

Conteúdo

O TED começou às 7h30 e foi até as 21h. Eu cheguei por volta das 15h, portanto perdi quase metade do conteúdo apresentado ali. Pelos tweets tenho ciência de que perdi palestras incríveis, mas o bom do TED é que já já tá tudo na internet em HD.

Das palestras que vi, achei algumas interessantes, algumas muito interessantes outras incríveis. Destaco a palestra da Regina Casé mostrando um pouco de toda a produção cultural que acontece nas periferias do mundo. A palestra do ótimo Osvaldo Stella, que de tão emocionado com as palestras anteriores, acabou esquecendo do conteúdo da palestra e contando a história de sua vida, de como de engenheiro mecânico virou um dos ambientalistas mais influentes do Brasil. A palestra sobre o genoma e as mudanças importantíssimas que ele acarreta na medicina foi apresentada brilhantemente pelo biólogo Sandro José de Souza. E Casey Caplowe, co-criador da revista GOOD e único palestrante internacional do evento, explicando na visão dele (um outsider) o que o Brasil pode ter a oferecer ao mundo.

‘O que o Brasil tem a oferecer ao mundo agora?’ foi o tema. O mais interessante do TED foi que os palestrantes eram pessoas com backgrounds totalmente diferentes e falando sobre temas diferentes, mas houve uma conexão incrível entre todas as palestras, todo mundo ali falava uma só língua num diálogo sobre um tema único. Os temas recorrentes nas apresentações foram educação, crescimento, fazer a diferença, e principalmente, amor.

Não vou me dar o trabalho de resumir conteúdos de palestras, pois não seria nada impactante, logo está tudo online e vocês vejam por si próprios. O que não vale é não assistir aos videos deste ano, ou perder o TEDxSP do ano que vem. A expectativa agora será grande, mas temos todos os motivos do mundo pra acreditar que será tão incrível quanto esse.

E agora?

A pergunta que todos com certeza se fizeram em algum momento do evento foi: ‘E agora? O que fazer na minha vida para incorporar um pouco de tudo o que aprendi hoje?’. E não é uma questão das mais fáceis.

Ver tanta gente brilhante que fez tanta coisa incrível e impactante é muito inspirador. Se você fosse apresentar sua história no TED daqui 5 anos, o que gostaria de contar pro mundo? O TED me faz perceber que só é mediano quem quer. Quem quer fazer a diferença hoje tem muitos meios pra isso. Essa é a mensagem que o TED deixou em mim: Nunca é muito cedo nem muito tarde para ser incrível.

Mais sobre o TEDxSP:

2 pensamentos sobre “O que foi e o que aprendi sobre o TEDxSP

  1. Eai Fernando beleza?
    Parabéns pelo POST você conseguiram focar bastante todo o encontro em vossa matéria.

    Para mim foi um dia maravilhoso, nunca imaginei que passaria por um Sábado tão corrido, sofrido e ao mesmo tempo curioso e apaixonante, é isso ai espero que agora possamos criar definitivamente a comunidade TEDxSP e nos ver na próxima edição assim espero.

    Abraço

    Link do meu POST: http://www.rafaeldesigner.com.br/blog/eventos/eu-fui-no-tedx-sao-paulo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s