Sejam bem-vindos ao primeiro podcast do Imperator’s Blog.
Nossos podcasts consistem em uma série de entrevistas com pessoas que tenham a ver com o conteúdo do blog: administração, marketing, lifehacking, arte, produtividade, filosofia, formas não-convencionais de ver o mundo e tudo isso misturado.
Nosso primeiro entrevistado é Miguel Cavalcanti, sócio-proprietário da AgriPoint/BeefPoint, engenheiro agrônomo, empreendedor, blogueiro, maratonista, palestrante, especialista em marketing e muitas outras coisas.
A conversa tem 52 minutos e 3MB. Ouça o podcast aqui embaixo clicando em play ali em cima ou faça o clique aqui para fazer o download do arquivo em mp3.
Abaixo coloco as citações interessantes da conversa, e o link de recomendações de sites e livros.
“Foi nos EUA que ouvi pela primeira vez na vida: ‘Você nunca vendeu nada na sua vida? Se esforce para vender alguma coisa antes de se formar.’ Vender é importante. E na faculdade de agronomia, vendas era palavrão.”
“Ir atrás de temas ou de assuntos que estão ‘relativamente’ fora do seu dia-a-dia consegue te diferenciar muito. Muito da inovação vem de conseguir juntar duas coisas que já existem numa coisa só.”
É possível obter informações de outros setores e aplicar ao seu negócio.
A empresa: Agripoint
O negócio da Agripoint é o de comunidades do agronegócio, com portal de conteúdo, acesso gratuito mediante cadastro. Conteúdo específico sobre o setor.
O produto básico é o portal. Maior parte do faturamento: publicidade para empresas que vendem algum tipo de serviço/produto para o público que acessa os sites. Realiza também cursos online, desenvolvido por especialistas na área.
Realização de eventos: o principal congresso sobre a parte técnica de gado de leite do Brasil é a empresa que organiza. Além de desenvolver o evento, tem a mídia para divulgá-lo.
Hoje a empresa também dá palestras sobre mercados, com análises e resumos sobre o setor. Perspectivas, oportunidades, desafios etc.
Alguns destes caminhos ele sabia desde o começo, alguns caminhos vão sendo descobertos por acaso. E eventualmente se tornam em importante fonte de receita para a empresa. O mesmo acontece comigo na DOC-DOG hoje.
Área de atuação do Miguel na empresa
Atua na supervisão de conteúdo dos portais, no marketing (operacional e estratégico), dá suporte a área de contratação e seleção.
Hoje a empresa está cruzando o vale da diferença entre pessoa física e pessoa jurídica. No começo, dependia muito da presença física dos sócios, hoje menos, e para o futuro quer reduzir ainda mais esta necessidade. A mudança tem sido grande nos últimos dois anos.
Sobre qualidade de vida
A produtividade está diretamente relacionada à qualidade de vida. Recomendação de livro: Mais Tempo Mais Dinheiro, de Christian Barbosa e Gustavo Cerbasi.
O subproduto da corrida é ter uma boa forma, mas o principal resultado é mental.
Ouve músicas ao correr, ou audiolivros. Várias vezes, correndo é que teve idéias, e geralmente é correndo que organiza os pensamentos. É um momento de inspiração, pensamentos e reflexões.
Ajuda na capacidade de resiliência (endurance). Recomendação de livro: My Start-Up Life, de Ben Casnocha. Algumas coisas podem ser transportadas pra outros setores da vida, como a resiliência na corrida pode virar resiliência nos negócios.
Correr ajuda a desenvolver a capacidade de se abalar pouco com problemas, e se focar na resolução em vez de problemas. Ninguém te colocou naquela situação. A única opção é subir a subida, não adianta reclamar, nem chorar.
Conselhos para um jovem empreendedor
Leia muito. Tem muita coisa boa disponível na literatura. A maior parte dos problemas que você passa, é possível que alguém já tenha passado, e escrito sobre isso.
Aprenda o conceito do porco-espinho (do livro: Good to Great, Jim Collins): conseguir reunir três características: algo que você faz muito bem, que você gosta muito de fazer, e que tenha um mercado (alguém querendo pagar por isso).
Recomendação de livro: The Dip, do Seth Godin (já falei sobre o livro neste post). A trajetória do sucesso não é linear. O sucesso demora pra chegar. Persista para atravessar o vale, e aprenda a desistir quando o esforço não vale a pena. “A diferença entre teimosia e persistência é muito tênue”. “Escolha qual briga você quer brigar, mas saiba que a luta não vai ser curta”.
Sobre a importância de ter presença online
Principalmente em áreas que não sejam de informática. Para quem trabalha com outras áreas, é ainda mais diferencial ter presença online.
O blog, pra mim, é um lugar que eu tenho minhas reflexões. Capacidade de encontrar pessoas que possuem o interesse parecido com o seu. Pessoas interessantes te encontram pelo blog, e não te encontrariam de outra forma.
“Não tenha um curriculum, tenha um blog.”
3 Livros que mudaram a vida do Miguel
- A Arte do Começo (Art of the start), de Guy Kawasaki
- O amor é a melhor estratégia (Love is the killer app), de Tim Sanders
- Dedique-se de coração (Pour your heart into it), de Howard Schultz
4 sites/blogs que o Miguel recomenda
- Hubspot – Inbound marketing
- Seth Godin – Marketing guru
- Tim Ferriss blog
- Gapin Void (ele cita especificamente o post sobre objeto social)
Encontre o Miguel
Blog: blog.miguelcavalcanti.com
Twitter: @mcavalcanti
Site da empresa: agripoint.com.br
Gostou da entrevista? Tem alguém pra sugerir para as próximas edições? Deixe seu comentário abaixo.
Parabéns pela entrevista.
Você me economizou muito tempo, pois estava pensando em fazer várias dessas perguntas para o Miguel e agora já estão respondidoas.
Abraços!
Pingback: Minha entrevista em podcast, para Luis Fernando Imperator « Miguel da Rocha Cavalcanti
Achei fantástico esse recurso do PodCast. Como a gente faz para inserir um em nosso blog?
Oi, Valter. Se você usa wordpress, é só usar a tag
[audio http://www.site.com/arquivo.mp3 ]