Pensar Grande

“Já que você já está pensando mesmo,  por que não pensar grande?”
(Donald Trump)

Por que pensar grande?

Stephen Covey me ensinou que todas as coisas que existem são criadas duas vezes: a primeira na mente do criador, e depois é criada materialmente. Sem a primeira etapa não é possível realizar a segunda. Esta é a premissa. Se você não pensar grande, jamais realizará coisas grandiosas.

O ser humano adora grandes coisas. Não é a toa que construímos tantas coisas gigantescas (vide As 7 Maravilhas), e espero que continuemos construindo mais. Gostamos de grandes realizações e admiramos quem realiza grandes coisas.

A soma de pequenas coisas não iguala a uma coisa grande, apenas iguala-se a várias coisas pequenas. Se quer atingir algo grande, deve pensar grande primeiro.

Mas eu gosto de ser realista…

Ser realista é um argumento comum, geralmente de quem gosta de pensar pequeno ou tem medo de pensar grande. Pensar grande exige sair da zona de conforto. E se você falhar? E se não der certo, o que pensarão? Existe um ditado oriental que diz “Se cair sete vezes, levante-se oito”. A verdade é que até tentar, nunca saberá.

O que é ser realista? Estar de acordo com a realidade… A realidade é muito diferente para cada um. A minha realidade é diferente de alguém que vive na África, ou na Austrália, ou da realidade de até mesmo outros membros da minha própria família. Não há uma realidade só para todos. Realidades são apenas paradigmas, óculos com os quais cada um enxerga o mundo. Cada um tem uma visão da realidade. Alguns acham que continuar no emprego é o certo a se fazer, outros acham que o mais correto é largar o emprego e começar uma empresa. São visões diferentes da realidade. Nenhuma delas está certa ou errada. Apenas o que funciona para cada um.

O futuro é real?

Além do mais, como ser realista sobre o futuro se ele ainda não aconteceu? O que será real no futuro depende do modo como agimos hoje. Eu realmente acredito na auto-profecia… Henry Ford disse que “se você achar que consegue ou se achar que não consegue, de qualquer forma você está certo”. Se você repete todos os dias para si mesmo que a vida é difícil, que ganhar dinheiro é complicado e que o mundo é injusto, é este o mundo que terá. Enquanto isso, milhares de pessoas diferentes com mentalidades diferentes estão vivendo diferentes realidades, e criando um futuro diferente.

Se você não sabe como vai ser o futuro de qualquer forma, acredite que será um bom futuro, e trabalhe para que seja mesmo. Você tem o poder de fazer com que seja. O ser humano tem potencial infinito, em menos de 100 anos saímos do cavalo e fomos à lua, e você também é um deles. Por que não querer atingir coisas grandiosas? Comece a pensar grande agora para ter um grande futuro depois. Nosso presente é fruto de nossas ações, pensamentos e palavras do passado, portanto para mudar o futuro, mude suas ações, pensamentos e palavras no presente.

Como eu gosto de pensar grande…

As pessoas que me conhecem geralmente gostam ou acham engraçado o jeito como encaro a vida. Eu lembro de desde criança dizer que seria milhonário pra minha família, e lembro claramente dos olhares e comentários de incredulidade, alguns raros até com um pouco de esperança sim. Meu pai disse uma vez que “eu poderia ter tudo o que quisesse” quando eu tinha 7 anos de idade. Na época achei que era porque ele ia me comprar tudo. Tudo o que eu queria naquela época eram três máquinas de fliperama (Street Fighter 2, Mortal Kombat e World Heroes). Ele não lembra disso, mas me marcou muito. Eu nunca tive nenhuma destas máquinas (mas tive alguns cartuchos para videogame, o que não é a mesma coisa, mas enfim…) Só entendi o verdadeiro significado da frase do meu pai num momento muito diferente da minha vida. E ouvi de outras pessoas coisas parecidas.

Eu gosto de traçar metas ousadas, nem sempre eu chego perto de alcançá-las, mas sempre dou um grande passo em direção a elas. O meu segredo é estabelecer essas metas e falar para todo mundo. Isso cria pressão externa e acabo fazendo, ou chegando bem perto. Se eu andar metade do caminho, a meta é grande o suficiente e eu ficarei feliz com  o resultado, mas nunca satisfeito. Se consigo a meta, eu comemoro, sempre. Este é o meu estilo de motivação.

Quem contratou os serviços da DOC-DOG no início da empresa pode ter pensado que era uma empresa grande, quando na verdade eram apenas dois amigos tentando fazer o melhor que se podiam, sem nenhum capital e sem nenhuma estrutura. Eu fingia que era grande, porque sabia que a pequenez da empresa era temporária. Neste mesmo período demos entrevistas pra revistas, jornais  e programas de rádio. Todos eles achavam que éramos uma empresa bem estabelecida quando não tínhamos nem mesmo CNPJ (fica aqui o alerta para não acreditar muito na imprensa – eles também fazem a gente pensar que sabem do que estão falando). O ponto é que quando você pensa grande, e  finge por um tempo, acaba se tornando verdade. Não que sejamos muito grandes hoje em dia, mas substancialmente maiores, e nos tornaremos uma grande empresa logo logo. “Fake it ’till you make it” é um ditado estadunidense cuja principal parte é da terceira palavra em diante.

Mentalidade da abundância

Existe bastante para todos. Com relação a tudo. Dinheiro, comida, alegria. O mundo não é uma guerra onde para ter bastante temos que deixar o nosso semelhante com pouco, embora muita gente lhe diga isso, e muita gente pense isso mesmo.

Se todos os seus vizinhos reformam as casas deles, sua vizinhança inteira se valoriza. Os pedreiros ganharam dinheiro e vão gastar na comunidade, isso gera uma atividade econômica que beneficia todo mundo, inclusive a você, que não gastou um centavo. Riqueza gera riqueza. O mundo produz anualmente trilhões de dólares em valor. Dinheiro que não existia e foi criado. Não há escassez, e sim abundância. Beleza gera beleza. Bondade gera bondade. Tente ver a vida como um ganho mútuo sempre. Se você vai receber por serviços prestados, alguém se beneficiou com seus serviços, você não está tirando desta pessoa, e sim adicionando.

Dá, e receberás

Doe. Doe dinheiro. Doe tempo. Doe suas habilidades. Sempre há alguém precisando. O ato de doar manda uma mensagem ao seu subconsciente de que você tem o suficiente, e sempre terá. Isso ajuda a criar a mentalidade da abundância. Sempre que precisar de algo, doe. Se precisar de contatos, ajude pessoas a conectarem-se. Se precisar de dinheiro, doe dinheiro. Se precisar de tempo, doe seu tempo a uma causa que acredita. Parece conselho de um louco, mas tudo voltará, com certeza. Pense em uma causa com a qual você se identifique e procure uma ong séria no google que tenha atuação relacionada a esta causa. O ditado está nesta ordem: primeiro, e depois receberás. Muitas pessoas tentam fazer o contrário e não funciona. Está nesta ordem por uma razão.

Alguns dirão que doar esperando algo em troca não é uma atitude tão nobre assim. Perguntaram isso ao Dalai Lama, e ele ponderou que se você faz o bem, esperando algo em troca ou não, é sempre melhor do que não fazê-lo.

Falei demais

Bom, vou ficando por aqui. Abaixo, livros que me lembro sobre pensar grande.

Há pouco tempo foi lançado o Think Big Manifesto, de Michael Port (autor do excelente livro para profissionais de serviços sobre como sempre manter sua agenda de clientes lotada: Book Yourself Solid). O livro fala sobre pensar grande. Eu ainda não o li, mas vim acompanhando sua divulgação na blogosfera, inclusive com alguns trechos e parece ótimo.

Recentemente, li o Pense Grande nos negócios e na vida, de co-autoria de Donald Trump. Típico livro do Trump, divertido e inspirador.

Se você não leu, O Segredo pode ser para você. Louise Hay também é ótima.

Deixe uma Resposta

