A melhor forma de ter uma casa em ordem é…

… manter a casa em ordem.

Eu era um bagunceiro desorganizado. Ainda sou um pouco bagunceiro, mas um pouco mais organizado. Descobri que fazer um mutirão de organização, por mais gratificante que seja, dá um trabalhão. Ele deveria ser feito uma única vez, e dali em diante, a organização precisa ser mantida. Manter uma casa em ordem é muito mais fácil do que nosso cérebro preguiçoso nos faz imaginar.

Motivos para manter-se organizado

  • Um ambiente limpo e decluttered, lhe ajuda a focar. Uma mesa cheia de papéis, ou um desktop com muitos arquivos te distrai mais do que te ajuda.
  • Ordem e limpeza deixam a vida mais bonita. E todos nós gostamos de nos cercar de beleza, não é verdade?
  • Passa uma impressão boa sobre você. Caso receba uma visita, ou mesmo quando sua família entra no seu quarto. Pessoas organizadas são vistas como mais confiáveis, pois podem cumprir o que prometem.
  • Você perde menos tempo procurando aquele papel. Tava aqui em cima da mesa neste minuto, você viu?

Dicas para manter-se organizado

  • Um lugar para cada coisa, e cada coisa em seu lugar. Cada objeto precisa ter uma “casa”. O seu celular, a chave de casa, o aparelho de barba, a calculadora etc. Se cada coisa não tem o seu lugar, você acabará deixando em cima da mesa com preguiça de pensar onde guardar. E já que cada coisa tem um lugar, faça uso deste lugar, e guarde por lá.
  • Arrumar o ambiente raramente leva menos de 5 minutos por dia. Antes de sair do escritório, dê aquele tapa na mesa, coloque os papéis no seu devido lugar.
  • Crie um sistema fácil de usar. Se você tiver que subir no banquinho pra pegar aquela pasta lá em cima do armário e arquivar sua bagunça, com certeza nunca fará isso. Crie um sistema fácil e prático, não fique de muita frescura com sua arrumação. A ideia é se livrar da bagunça, e não gastar mais tempo organizando ela.
  • Arrume sua cama quando acordar. Mesmo se você tiver empregada, ou se sua mãe sempre fizer melhor do que você. Arrumar a própria cama é um pequeno ato de auto-disciplina que o fará ver como é fácil manter as coisas em ordem, e irá levar este modelo de pensamento de organização para o resto do dia.
  • Eliminação é sempre melhor do que organização. Organize somente o que vale a pena ser organizado. Antes de organizar, elimine. É mais fácil de administrar, e você vai sentir um alívio se livrando daquele monte de coisa que você não usa. Hora de uma doação?
  • Pasta alphabeta. Eu não lembro mais onde vi isso, creio que foi no livro Getting Things Done, mas é parte de minha vida cotidiana agora. Compre uma pasta sanfonada, dessas de 30 slots. Crie uma aba para cada letra do alfabeto. Quando tiver um papel que não souber onde guardar, guarde nela. Se é um papel do seguro, coloque no S, se for um Cartão de Aniversário, coloque no C ou no A. No máximo, você precisará procurar em 2 ou 3 letras diferentes, o ponto é que vai diminuir o tempo de procura quando estiver atrás de alguma coisa. Minha pasta alphabeta é uma matadora de bagunças.
  • Crie um hábito. O poder de criar hábitos é incrível. Num mundo em que muita gente ainda acha que a qualidade de vida pode ser melhorada com pequenos truques, eu acredito fielmente na formação de hábitos. Organização não é algo que se faz uma vez e termina, é um hábito que se cria com o tempo. Leva no mínimo um mês, provavelmente muito mais. Mas é um hábito que você quer adquirir para sempre.

Espero que alguma das dicas tenha lhe sido útil. Abraço!

Um pensamento sobre “A melhor forma de ter uma casa em ordem é…

  1. hehe,malz eu quebrei o braço e to meio desageitado.
    Vamos voltar XD!
    Rapaz, q blog bacana! Parabens imperator! Fui eu q te mandei o e mail de mgs3 , lah da desinfectant, e vi seu blog, muito bom
    parabens, qeria ter a mesma força de vontade de vc!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s