A importância de ter objetivos

`Cheshire Puss. Would you tell me, please, which way I ought to go from here?’
`That depends a good deal on where you want to get to,’ said the Cat.
`I don’t much care where–‘ said Alice.
`Then it doesn’t matter which way you go,’ said the Cat.

Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll

É importante saber onde se quer chegar. (Quase) Todos os dias, ao despertar, eu decido as Tarefas Mais importantes do Dia. Geralmente são de 3 a 5, e pelo menos uma delas, geralmente mais, está ligada diretamente a algum dos meus objetivos de vida.

Um dos meus objetivos deste ano é Dominar o idioma francês de modo avançado, então de vez em quando uma de minhas tarefas será estudar francês. Outra é fazer com que a Doc-Dog esteja funcionando sem a necessidade de minha presença, então a tarefa do dia poderia ser mapear mais um processo, ou pensar em uma forma de aumentar a escala, automatizar alguma parte do processo, enfim.

É importante ter uma lista de objetivos e usar isso todo dia. Esta é a diferença de quem pensa na vida uma vez por ano, no revèillon, e alguém que a gerencia para obter os resultados esperados.

S.M.A.R.T. Goals
Talvez você já tenha ouvido falar, que um objetivo precisa ser SMART. Ou seja:
Specific (específico) – O objetivo descreve claramente o que você quer
Measurable (mensurável) –  Você saberá quando tiver alcançado o objetivo?
Achievable (atingível) – Posso realmente alcançar isso?*
Relevant (relevante) – Este objetivo realmente reflete meus valores na vida?
Time Specific (ter prazo) – Quando eu quero alcançar este objetivo?

*A questão do atingível é relativa. Escolha objetivos ousados, pense grande, é importante que seja desafiador, não fique na zona de conforto.

Tipos de Objetivo
Eu gosto de dividir os meus objetivos em três categorias. Aprendi um pouco com GTD. As categorias são:

  • Este ano. Todo início de ano eu decido quais objetivos quero conseguir naquele ano. Coisas que quero ter, que quero ser e que quero fazer ou experimentar. É importante manter esta lista sempre à vista. Eu uso todo dia quando acordo, para definir minhas ações. Desta forma eu sei que todos os dias eu caminho pelo menos um passo na direção certa.
  • De 2 a 5 anos. Aqui eu coloco alguns objetivos que vão demorar mais para se realizarem, mas não significa que eu não deva agir hoje com relação a eles. Alguns sim, outros não. É importante revisar esta lista de mês em mês, e adicionar projetos nela.
  • Algum dia/Talvez. Esta lista eu listo coisas malucas e improváveis, mas que quero aprender ou fazer algum dia. Na minha lista tem itens como visita à Antartica, viagem sub-espacial, dentre outras maluquices. É uma boa idéia revisar de vez em quando para se inspirar, incluir coisas, ou realizá-las mesmo.

Só o ato de parar, pensar e, principalmente, escrever seus objetivos, já te deixa muito mais perto deles. Tente, e depois me conte o que achou. A energia é instantânea.

4 pensamentos sobre “A importância de ter objetivos

  1. Nossa, quanta coisa boa nesse post! Quero saber mais sobre esse GTD. Não conhecia esse negócio do Smart, muito bom também! Ótimo, excelente post!!!

    Bjs!

  2. Faz parte da natureza humana distrair-se com assuntos de menor importância. Quem não conhece seu objetivo, além de distrair-se acaba realizando mais do que deve e isso causa estresse e gera conflitos.

    Sem objetivos, você continuará a alterar seus rumos, empregos, relacionamentos e outras circunstâncias externas, na esperança de que cada mudança solucione a confusão ou preencha o vazio em seu coração. Você pensa: “Talvez seja diferente dessa vez”, mas isso não resolve o verdadeiro problema, uma falta de foco e de objetivo.

    A capacidade de focalização pode ser verificada na luz. A luz difusa tem impacto e energia reduzidos, mas você pode concentrá-la ao focalizá-la.

    Com uma lente de aumento, os raios do sol podem ser direcionados, a fim de atear fogo à grama ou a um pedaço de papel. Quando a luz é ainda mais concentrada, como em um raio laser, ela pode cortar o aço.

    Não há nada tão potente como uma vida direcionada. Os homens e mulheres que mais influenciaram na história foram os mais concentrados numa direção.

  3. Adorei esse blog. Me ajudou muito,porque precisava para fazer um discurso no meu grupo de jovens.Obrigada!

Deixe uma Resposta

