Como lidar com backups que precisam ser feitos periodicamente?

Perder seus dados pode ser um pesadelo. Todo mundo já passou por algo parecido. Ter que formatar o computador por qualquer razão e não poder salvar o que precisava, ou esquecer de salvar aquele detalhezinho pequeno.

Bom, comigo também já aconteceu muita coisa, e o mais recente foi perder os favoritos da minha irmã e da minha mãe no computador delas. Procurei por uma solução e achei muito mais do que isso.

Apresentando: Dropbox

O Dropbox é um aplicativo que cria uma pasta no seu computador (Windows, Linux ou Max, tanto faz) e tudo que você joga dentro dela é automaticamente sincronizado para a web e com seus outros computadores. Desta forma, se você tem mais de um computador, os dois ficam sempre sincronizados. Allém disso, dá para compartilhar pastas com amigos. Eu também estou usando isso no meu projeto de pesquisa, fica fácil ter sempre a última versão do arquivo do que mandar por e-mail e esperar que a outra pessoa salve no lugar correto.

Fazer backups periódicos ou de arquivos que mudam a toda hor pode ser uma chatice tremenda. Por isso, resolvi colocar todos estes arquivinhos aqui, a lista inclui:

  • Meu perfil no Firefox (uso a extensão FEBE)
  • Drivers da placa-mãe, placa de vídeo, impressora e todas essas coisas que são chatas para baixar
  • Backup do banco de dados de clientes da minha empresa
  • Pasta com trabalhos da faculdade (que a toda hora possuem correções e modificações) – esta pasta eu divido com um amigo, é legal até porque se ele fizer algum download relevante, eu o tenho automaticamente
  • Pasta de Receitas (essa eu compartilho com a minha mãe e minha irmã, bem prático também)
  • Recibos de contas pagas
  • Log do meu treino de musculação

Outras coisas interessantes que o Dropbox possibilita:

  • Em casos de deletar arquivos acidentalmente, você pode recuperá-los
  • Caso não esteja em seu computador e precisar de um arquivo, é só logar no site e baixar
  • Sempre manter seu pc atualizado com seu notebook (mesmo que tenham Sistemas Operacionais diferentes

Ah, e tudo isso grátis (até 2GB, para ter 50GB você paga US$100 por ano).

Agora é só baixar o Dropbox e depois venha aqui me dizer o que achou. Obrigado ao grande Merlin Mann do 43 Folders pro me apresentar o Dropbox.

3 pensamentos sobre “Como lidar com backups que precisam ser feitos periodicamente?

  1. verdade, Norberto. Já ouvi falar deste Gmail drive mas não sei exatamente como funciona. Presumo que não seja sincronizado automaticamente, né?

  2. Funciona assim: Ele adiciona uma novo drive no computador, igual nessa imagem: http://www.baixaki.com.br/imagens/35122/27785.jpg
    Assim que você envia o arquivo, imediatamente aparece no seu Gmail. Basicamente ele cria uma mensagem e anexa esse arquivo que foi enviado. O grande problema é a limitação em relação ao tamanho do arquivo, não pode passar de 20MB por arquivo.

Deixe uma Resposta

