Colocando fogo na escada, ou a fórmula definitiva para a motivação perpétua

Existe um ditado japonês que diz algo como: se você estiver subindo a escada e alguém atear fogo nela, você se sentirá pressionado e subirá mais depressa.

ladder_on_fire

Achei uma analogia bem legal, e bem verdadeira. Já havia lido/ouvido muitas pessoas tocarem neste ponto, mas nunca bateu tão forte o sino. Robert Kiyosaki aconselha às pessoas que paguem a si próprios em primeiro lugar, mesmo se tiverem pouco dinheiro, porque a pressão externa obriga a ter idéias para suprir o déficit. E é verdade, quando sua vida depende de algo, você se dedica inteiramente àquilo e sua criatividade e poder de execução vai às alturas.

Em meados no passado a Doc-Dog ficou no vermelho por uns meses, foi a época que eu mais trabalhei no marketing, na geração de prospectos, no planejamento e na satisfação do cliente. Atearam fogo na minha escada e eu subi mais rápido. Final do ano, com os negócios indo bem para o setor de turismo eu dei uma relaxada. Mas acabei colocando fogo na escada novamente contratando um novo funcionário em tempo integral.

É tudo uma questão de sair da zona de conforto, quando está no quentinho da sua coberta ninguém quer sair, mas sem isso não há crescimento. O cérebro precisa ser desafiado, e não há melhor motivador do que a própria sobrevivência. Se alguém colocasse uma arma na sua cabeça e te mandasse escrever no papel 10 idéias de novos negócios lucrativos em 10 minutos, você não o faria? Então pegue a caneta e o papel e imagine a arma!

Em momentos de crise, como agora, alguns donos de pequenos negócios que sempre trabalharam apenas no operacional de repente pararam pra repensar em seu negócio como um negócio realmente. Este é um dos lados bons da crise. Como diria o SBT: “Com crise se cresce!”.

A idéia deste post veio depois de ver um vídeo da Honda. Esse negócio de marketing viral está virando cliché no mundo de hoje, mas o pior (ou melhor) é que acaba funcionando. “The Power of Dreams” tem sido o slogan da Honda por algum tempo, e eles resolveram começar a fazer alguns vídeos  e publicarem online que casassem com este slogan. O resultado até agora são três vídeos um tanto quanto filosóficos sem deixar a marca da empresa em segundo plano. Idéias muito bem executadas.

Assista ao video de 6 minutos em inglês aqui embaixo, ou clique aqui para vê-lo com melhor qualidade e em tela cheia (recomendado).

Vodpod videos no longer available.

Listo abaixo, cinco formas de sair de sua zona de conforto:

  1. Comprometa-se publicamente. Quando você diz aos outros que vai pro Everest em 2010, você começa a pensar no que é necessário para tal porque fica comprometido. Todos vão perguntar: “e as preparações pro Everest?”, e você vai acabar levando mais a sério. O presidente da Honda anunciou para a imprensa a faixa de preços do carro híbrido deles. O time que cuida dos custos agora tinha o mundo todo com os olhos na promessa, e não somente os seus chefes.
  2. Dê uma palestra uma vez por mês sobre algo que você não domina muito bem. Esta eu aprendi com meu ídolo e marketing guru Seth. Novamente o comprometimento público. Você não vai querer passar vergonha na frente de 100 pessoas, vai?
  3. Comece um hábito novo por mês. E foque-se somente nele o mês todo, todo dia. Comece pequeno. Se resolver se exercitar, comece com 5 minutos diários, e vá aumentando durante todo o mês, todo dia. Ao final deste período, você já vai ter incorporado este hábito, ele virou automático na sua vida, e você pode começar outro. Dica aprendida no ZenHabits.
  4. Pague a si mesmo primeiro. Se você esperar sobrar dinheiro no final do mês para poder investir e guardar com você, nunca chegará este dia. Mas se no dia em que você receber, tirar sua parte antes de pagar as contas e gastar em besteiras, você investirá muito mais ao longo do tempo, e acabará saindo da zona de conforto financeira, colocando o seu gênio financeiro para trabalhar. Dica do Kiyosaki, e do Homem Mais Rico da Babilônia.
  5. Estabeleça metas grandes o bastante pra se assustar. Por que não almejar aumentar oito vezes o faturamento da sua empresa em vez de aumentar 20%? Porque te assuta? Então é o que você deveria estar fazendo. A maioria dos grandes feitos foram, um dia, considerados impossíveis. Aprendi esta com tanta gente que nem me lembro mais, mas menção honrosa ao professor Edgard J. C. de Menezes.

É isto, um ótimo final de semana a vocês!

3 pensamentos sobre “Colocando fogo na escada, ou a fórmula definitiva para a motivação perpétua

  1. Ótimas dicas! Mas ó: e se ficarem botando fogo na sua escada? É foda, muita pressão, né?

    Essa semana me botaram fogo na escada e foi bom porque me levou ao autoconhecimento, percebi como lido em situações que necessitam uma resposta quase imediata. No fim, acho que me saí bem. Mudaria uma coisa aqui e outra ali, mas tenho orgulho de como me saí!

    Bjssssssssssssss!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s