A importância da madrugada

Por volta dos meus 12 anos, conheci a internet. Eu nasci em 1986, então foi entre 1996 e 1999, não sei muito bem. Enfim, quem não nasceu nesse milênio lembra que a conexão era discada,  o modem fazia aquele barulhinho e que internet era cobrada como pulso telefônico. Para economizar, e para que a família pudesse usar o telefone sem ter que se estressar, eu adquiri o hábito de entrar na internet depois da meia-noite (a Telefonica cobrava um pulso único por conexão, o que era lindo!  – tirando que a conexão caía umas 3x por noite, mas tudo bem). O importante de tudo isso, é que adquiri o hábito de ficar acordado de madrugada, e de dormir tarde. Por muito tempo foi o horário mais movimentado da internet. Antes disso, eu já gostava de assistir Jô Soares Onze e Meia, mas este foi o princípio definitivo de uma vida que nunca mais seria diurna.

De sterrennacht)

"Noite estrelada", de Van Gogh (em holandês: "De sterrennacht")

Ficar acordado durante a madrugada tem se mostrado muito produtivo para mim até hoje, em diferentes momentos da vida, e apresento alguns motivos:

  1. Sem interrupções. Comecei com este, porque é o ponto mais importante de todos. Eu não ligava muito para interrupções, até ser um adulto, mas tem se provado um dos grandes problemas do século 21. Hoje em dia, as pessoas ficam com raiva se o seu celular está na caixa postal, ou se você o desliga para dormir, ou se não lê os e-mails a cada 20 minutos. As pessoas esperam que você seja interrompível. É uma obrigação sua reconquistar este espaço. A madrugada é boa, porque ninguém manda mensagens de texto no celular de madrugada, nem te ligam para oferecer produtos ou serviços. Aliás, ninguém te liga, porque é de madrugada, não se liga para as pessoas de madrugada, normalmente nem pro seu melhor amigo (esqueça tudo o que eu falei, se você é adolescente). Ninguém entra no quarto/escritório para tirar dúvidas e nem você recebe e-mails urgentes que requerem resposta imediata. A única distração é o msn ou equivalente, mas você pode desligá-lo ou normalmente de madrugada meeesmo tem pouca gente hoje em dia.
  2. Boost de criatividade. Durante a madrugada, eu geralmente esqueço das obrigações. Afinal, você poderia estar dormindo, ninguém vai poder te cobrar nada a esta hora, e você não pode se sentir obrigado a resolver problemas ou trabalhar mais nem cumprir com obrigações. A madrugada é uma hora de relaxar, e pensar em coisas que você tem prazer em pensar, e fazer coisas que lhe dá prazer em fazer. Foi sempre à noite que eu tinha alguma idéia e até iniciava a execução de alguma coisa que fazia a Doc-Dog dar um salto, fosse no atendimento, fosse nos procedimentos ou no marketing em geral. E isso porque eu gosto deste tipo de trabalho, mas nem sempre dá tempo de executá-lo no dia-a-dia.
  3. “As estrelas brilham na escuridão”. Li essa frase num texto do Roberto Shinyashiki, que diz que a ouviu de um monge zen-budista. Ela tem muitos sentidos diferentes, entre eles o de que o sucesso é construído à noite.  Porque “durante o dia, a tendência é todo mundo fazer as mesmas coisas. (…) A diferença, geralmente, é criada depois do expediente. São as leituras e discussões que você faz depois que as luzes do escritório se apagam”. E é a mais pura verdade, e é por isso que eu acredito tanto no desenvolvimento individual, é ele que te diferencia do resto todo. E são as coisas que não ensinam em colégios ou faculadades, são as lições aprendidas por interesse em simplesmente aprender que tornam alguém mais bem-sucedido em determinada área. É o conhecimento proveniente da paixão. E por isso a madrugada é perfeita para o auto-desenvolvimento e auto-conhecimento.

Desejo a você, muitas noites não-dormidas. =)

2 pensamentos sobre “A importância da madrugada

  1. Ótima escolha para ilustrar esse post, mas o que me trouxe aqui, foi o sobre iMax….

    que por alguma razão, só aparece pra mim no reader do Google. o/

    em todo caso, concordo contigo em gênero numero e grau!! xD

  2. Mto bom isso!
    Concordo com vc tbm!
    Eu literalmente troquei a noite pelo dia tbm!
    hehehe
    Parabéns Luis!

Deixe uma Resposta

