5 razões para abrir seu negócio próprio em 2009

Nunca foi tão fácil e tão barato abrir uma empresa. Não é fácil administrar uma empresa, nem mantê-la financeiramente saudável. Não é fácil vender, e gerenciar pessoas, não é fácil criar processos, e entregar um bom serviço. Mas é fácil abrir uma empresa. Você não precisa de muito capital, nem precisa de um lugar, você pode trabalhar em casa, com seu computador e seu telefone, e provavelmente você já tem os dois.

Então, por que você ainda não abriu uma empresa? O país está precisando de você para criar novos empregos, pagar mais impostos, e os clientes precisam de você pra resolver aquele problema que eles precisam que alguém resolva. Por que não ser a melhor escolha do mundo para um determinado problema?

Dizem que de cada 10 empresas, 9 quebram nos primeiros cinco anos. Bom, isso também quer dizer que de cada 10 empresas, uma obtém sucesso. Se eu precisasse falhar 9 vezes para ter sucesso em uma delas, e essa uma pagasse as nove que eu falhei, por que não?

Eu criei minha empresa atual em 2007, e provavelmente ano que vem, ela se expandirá pelo exterior, e eu tirarei férias, e depois acabarei criando outra. Apresento aqui, 5 razões para se abrir uma empresa no começo de 2009:

1. Aprendizado – Você aprenderá muito mesmo abrindo uma empresa. Aprenderá a importância do fluxo de caixa, aprenderá a vender, aprenderá a lidar com pessoas (clientes e funcionários), aprenderá que você não pode fazer tudo sozinho, aprenderá a priorizar, aprenderá a ser mais produtivo e mais organizado. Esta foi a minha experiência. Provavelmente aprendi muito mais que isso, mas deu pra pegar a idéia. Se você é um estudante ou formado em Adm, então, já deveria ter aberto ontem.

2. Ganhos ilimitados – A escada corporativa é um longo caminho a se seguir. Por que não ser o CEO da sua recém-criada empresa? Ela pode dar muitos frutos, e você não tem limite de ganhos. Quanto melhor trabalhar (veja que eu usei a palavra melhor, e não mais duro ou mais tempo), mais são seus ganhos potenciais. É bom esclarecer que você não fica rico do dia pra noite por ser dono de uma empresa. Especialmente no começo, você terá que conter sua fome de dinheiro pra não prejudicar a empresa. Pai Rico já dizia, “eu recebo por último porque eu quero receber mais que todo mundo”.

3. Liberdade – Este é um conceito bem subjetivo. É verdade que você passa a trabalhar nos horários que quiser, e que pode dormir até um pouco mais tarde. A verdade é que geralmente acaba-se trabalhando mais. A responsabilidade é muito maior, então pra salvar sua pele, você trabalha como um louco. As noites não pertencem mais a você, e sim à empresa. Passando este começo, e aprendendo a administrar bem, é possível aproveitar sua liberdade bem mais. Não tem nada no mundo que pague a possibilidade de tirar um cochilo depois do almoço, ou resolver não trabalhar nesta ou naquela sexta-feira.

4. Respeito – Quando você tem sua empresa, do dia pra noite você vira uma espécia de figura notável. Todo mundo admira o seu espírito empreendedor, as mulheres te olham de outra forma, sua mãe conta com gosto pras amigas dela que tem um filho empresário, os seus tios começam a te chamar de patrão etc. É engraçado. Eu acho válido este tipo de visão. É claro que nem todo mundo que cria uma empresa é uma pessoa respeitável. Existem muitas empresas ruins com donos ainda piores. Mas alguém que teve uma idéia legal (essa é a parte mais fácil) e tomou a iniciativa de fazer alguma coisa pra que ela virasse real, de certa forma merece esse incentivo social. Este tipo de influência que você ganha pode ser o primeiro passo pra conseguir estabelecer melhores relacionamentos interpessoais, e pode ser usado pra melhorar sua vida e a daqueles à sua volta.

5. É divertido! – É também assustador de vez em quando, mas é muito divertido iniciar o seu negócio, ver ele crescendo, conseguir fechar aquela venda. Eu costumo comemorar quando atinjo algumas metas. É mais divertido ainda quando você tem um sócio (eu tinha um no começo), porque pode dividir com alguém o entusiasmo de cada passo em direção ao cresciimento e ao sucesso. Não é divertido o tempo todo, claro que não. Mas nenhum trabalho é divertido o tempo todo, imagino.

Não se iluda com este post, abrir uma empresa não é como comer um bolo de chocolate. Tem a parte difícil, chata, cansativa, assustadora, tediosa e algumas outras. Mas eu sou um apaixonado por empreendedorismo e acho que não há motivos neste mundo para não abrir a sua empresa. Se você quiser, é claro. Gerenciar uma empresa não é pra todo mundo, mas se você tem vontade, pare de pensar e aja!

Livros recomendados:

14 pensamentos sobre “5 razões para abrir seu negócio próprio em 2009

  1. muito bom contemplar seus leitores com um pouco de experiência própria!!!

    você aceita pedidos?

    se sim, gostaria que vc falasse um pouco mais sobre esse “nunca foi tão fácil”

    Identifiquei 3 oportunidades e estou trabalhando nelas, mas parece cada vez mais difícil sair do papel!!

  2. Ótimo post!
    Estou começando a colocar uma idéia no papel e espero que essa idéia vire uma empresa até o próximo mês. Muito bom ler esse texto de alguém que já viveu (e vive) essa experiência.
    Espero que escreva mais posts falando sobre o empreendedorismo.
    Sucesso!

  3. Gostei muito do seu artigo. Tenho uma loja a um ano e meio, estou nesta luta diária, tentando me firma no mercado; gostaria de receber mais artigos sobre este assuto.

  4. sou um sipmples estudante universitario de moçambique, vivendo na beira e passando por uma situacao monitaria difici. Filho de uma familia camponesa, imigrei de tete para beira a com objetivo de continuar com os estudos; mas aqui, a vida nao esta sendo facil! a pequena mesada (fruto de grande sacrificio dos meus pais que tem de vender uma lata de milho ou um cabrito para manter-me a estudar), ja nao esta a dar. por isso, preciso de montar pequeno negocio para a sobrevivencia.

  5. Olá, Izequiel. Não desista dos seus sonhos não. É difícil pra muita gente, mas não use suas origens como desculpa e sim como motivação. Um abraço!

  6. o nao esta sendo facil refere-se em primeiro lugar pelo fato de nao conseguir satisfazer as minhas necessidades academicas (pagamento de propinas, renda da casa,…),segundo porque sinto muito pelos meus pais que quase acabaram de vender maior parte de seu gado que durante anos e anos serviu como fonte de sobrevivencia, tudo para mi por a estudar. preciso de fazer algo para atenuar a situacao e ficar sempre esperando pelo pouco dinheiro que mi enviam. quero abrir um pequeno negocio!

  7. sera que abrir uma barraca seria ideal?,ou comecar por uma banca de produtos alimentares? qual seria o ponto de partida ideal para comecar um negocio??,

  8. Sou técnico em enfermagem, funcionário publico do estado do amazonas, também sou tec. em informática, trabalho muito mais com informática, prestação de serviços para outras empresas e venda de peças e acessórios, mas tudo pequeno, lojinha ainda começando e nada legalizado ( digo empresa aberta em meu nome ) , meu lucro ainda é pouco e tenho que pagar aluguel , tenho vontade de abrir uma empresa em meu nome , expandir meus negócios , contratar funcionários , porem fico pensando o seguinte … Como fazer se cobram horrores de impostos, muita burocracia pra abrir empresa, o lucro seria pra funcionários e pra SEFAZ ??? AFF isso me dá medo de continuar… Mas ainda é sonho… Se puderem mandar conselhos agradeço de coração… VALEU!

  9. Fabricio, abrir um negócio é bem complicado mesmo. Requer planejamento, e não é pra todo mundo.

    Os impostos para microempresas não são tão grandes assim. Você terá que pagar 8% apenas do seu faturamento (nota: faturamento, não lucro). E funcionários são funcionários, você terá que pagar também imposto sobre os salários deles. É verdade que o Brasil não é dos melhores países para empreender. Mas estamos nele, e precisamos trabalhar com o que temos. Se for esperar tudo ficar 100% para abrir o negócio, nunca vai ficar. Mesmo no Brasil, tem muita, muita gente ganhando dinheiro com sua própria empresa. Por que você também não pode? Continue andando, sempre expandindo, devagar, mas sempre.

Deixe uma Resposta

