O melhor do mundo, o vão, e Seth Godin

Terminei de ler ontem um livro de Seth Godin, empreendedor, guru do marketing, um de meus ídolos, e pessoa que responde os meus e-mails. O livro a que me refiro é The Dip.

Aqui no Brasil, o título foi traduzido como O Melhor do Mundo. The Dip representa o gráfico reproduzido na capa do livro. Marromenos traduzido como O Vão.

Por que ser o melhor do mundo?
Melhor aqui pode significar o mais adequado ou mais pertinente, e mundo pode representar sua área de atuação. Se você é o melhor cachorro quente de São Paulo, você é o melhor do mundo no que se propõe. Quando alguém tem um problema, não vai procura por qualquer um que faça, procura pela melhor pessoa para resolver aquele problema.  O melhor geralmente não ganha um pouco mais que os concorrentes, ganha 10x mais. Ou seja, ser o melhor no que você faz é imprescindível. E se você não é o melhor do mundo no que faz, por que ainda está fazendo isso e não está se dedicando a algo mais em que possa ser o melhor do mundo?

O Vão
O Vão é a representação do gráfico da capa do livro. Simplisticamente explicando, toda atividade tem um começo agradável e fácil, há depois uma curva de dificuldade um pouco maior, e é aí que a maioria desiste.  Muitos começam a fazer musculação, mas param quando dói. Os últimos segundos finais de dor é que fazem o músculo crescer, e não tudo o que foi antes daquilo. O Vão é esta dor, é essa dificuldade. Quem aguenta firme e atravessa o vão descobre as maravilhas que poucas as pessoas terão, porque não passaram por ele. O vestibulár é um vão, o exame da OAB é um vão, criar uma empresa lucrativa é um vão, aprender de bicicleta é um vão, qualquer atleta olímpico teve que ultrapassar o vão.  Levam-se muitos anos para ser um sucesso do dia para a noite. O Vâo é o seu passaporte para o sucesso, e o bom de ter passado é que será difícil te alcançarem, porque o vão assusta.

Desista! Desista com frequência!
Embora pareça um conselho de louco, um tanto contra-intuitivo, especialmente no país do “Sou Brasileiro e não desisto nunca!“, é um conselho muito bem pensado. Seth explica que existem três tipos de curva, O Vão é uma delas. As outras duas são o Beco Sem Saída e o Abismo. O beco sem saída é fácil de identificar: aquele emprego que não tem futuro, aquele relacionamento que não vai dar em nada, atividades que nunca lhe trarão um grande benefício. Enfim, quando você identificar um beco sem saída, você deve desistir. Não amanhã, hoje! Porque está tomando seu tempo para ultrapassar algum vão. Não perca seu tempo com becos sem saída! Desistir das coisas que não te trarão nada é uma arte difícil. Porque o fácil a fazer é ficar parado. Ronaldo não desistiu nunca porque ele sabia que podia ser o melhor do mundo. Agora, não adianta se dedicar e não desistir nunca de algo que você sabe que não tem chances de dar certo. Em vez disso, gaste sua energia para ultrapassar algum vão.

A batalha interior
É difícil ultrapassar o vão, e é difícil desistir de becos sem saída. Há milhares de desculpas que você pode dizer a você mesmo para continuar onde está, mas depois de ler o livro elas funcionam um pouco menos porque você sabe de coisas que não sabia.

The Dip é um livro indicado pra quem quer entender a importância de ser o primeiro lugar do mercado naquilo que faz.  Recomendo assinarem o blog do Seth Godin, é só entrar em www.sethgodin.com e clicar na cabeça dele. Ou compre o livro no Submarino.

A DOC-DOG está cruzando o vão, você deveria vir junto. Vale muito a pena!

12 pensamentos sobre “O melhor do mundo, o vão, e Seth Godin

  1. Pingback: 5 razões para abrir seu negócio próprio em 2009 « Imperator’s blog

  2. Pingback: Para apreciar as músicas do Bowie… « Imperator’s blog

  3. Pingback: 10 razões para ler e amar Sherlock Holmes « Imperator’s blog

  4. Pingback: O que é preciso para mudar sua vida? « Imperator’s blog

  5. Pingback: EPICENTRO - Idéias que valem a pena espalhar (1ª edição) « Imperator’s blog

  6. Pingback: Podcast #1 – Entrevista com Miguel Cavalcanti « Imperator's blog

  7. Pingback: Ganhar dinheiro requer prática « Imperator's blog

  8. Pingback: O mundo é de quem está pronto « Imperator's blog

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s