Proatividade e hábitos para o crescimento

Todo mundo hoje em dia coloca no curriculum que é proativo. 90% mente descaradamente.

Ser proativo é saber onde se quer chegar e dar os passos necessários para tal. Não vale dar desculpas, ou culpar o ambiente externo nem a crise. A maioria das pessoas só faz as coisas necessárias quando elas viram urgentes. Aí já é tarde demais. Proatividade é fazer o que é necessário para se ter sucesso sem esperar que alguém lhe diga, ou que o mundo grite com você, das mais variadas formas.

Se você não está fazendo, comece agora:

  • Planejar seu futuro. É claro que nenhum plano a longo prazo é exato, mas saiba onde quer chegar. Quem você quer ser daqui 10 anos? O que tem que fazer para chegar lá? Comece a trabalhar para mudar o presente e transformar no futuro que você quer.
  • Ler um livro por mês. Na verdade, eu sugeriria ler 2 livros por mês, mas comece devagar. Mesmo no mundo digital em que vivemos hoje, o livro é o pacotinho de conhecimentos específicos mais poderoso que existe. É capaz de mudar sua mente e mudar sua vida como poucas outras mídias. Comece com clássicos, ou por recomendações de pessoas que você admira. Certamente, elas terão grande prazer em lhe apontar os caminhos.
  • Aprender uma habilidade para a vida inteira. Talvez seu inglês não esteja fluente e você queira melhorar. Ou que tal aprender a programar HTML? Aprender a cozinhar como um profissional é uma boa pedida. Ou quem sabe um curso relâmpago de edição de vídeo? Ou fazer vasos de argila. Qualquer coisa. Há algumas habilidades que você aprende com pouco esforço e em pouco tempo que duram para a vida inteira. Elas são uma grande ferramenta para seu crescimento. Aprender uma língua nova, por exemplo (especialmente inglês) lhe abre as portas para uma infinidade de conhecimento novo que antes você não teria acesso.
  • Revisar sua vida semanalmente. Um dos mais importantes conceitos do GTD é o de revisão. David Allen sugere revisões semanais, mensais e trimestrais. Sem elas, sua vida está no piloto automático, e não há como medir progresso, e só vemos no final do ano o que tinha que ter feito e não foi. Too late.
  • Planejar sua semana e planejar seu dia. Não passe a vida inteira levando sustos, com aquela conta que venceu ontem, nem com aquele telefonema que era pra ter feito semana passada, ou aquele relatório para entregar até o almoço. Antes de tudo começar, conheça o seu futuro próximo, e comece a trabalhar no mais importante logo de primeira.
  • Ser íntegro. Integridade nada mais é do que prometer e cumprir. Esta qualidade é cada vez mais rara hoje em dia. Se você errou, assuma a culpa. Não culpe o trânsito por chegar atrasado, ou a crise por não estar onde queria financeiramente, nem o chefe por não ter tempo com a família. Resolva seus problemas sem culpar o mundo inteiro.
  • Estar atento à verdade nua e crua. Ser otimista não significa morar no mundo das nuvens. Se está endividado, saiba exatamente o valor, e quanto tempo demorará para pagar. Exatamente, não mais ou menos. Se a empresa não está crescendo, saiba exatamente quanto encolheu, e decida as ações a serem tomadas. Não tenha uma noção: saiba. É muito difícil mudar de situação quando não se tem as informações apropriadas. As coisas não ficam boas o tempo todo, e por mais que seja doloroso há de se conhecer a atual situação. Nenhum marujo desvia da tempestade sem olhar a bússola.
  • Agir. O mais importante de todos. Bota pra fazer.

Sai da cadeira e vai mudar o mundo. Ou comece mudando sentado mesmo, também funciona.

About these ads

2 thoughts on “Proatividade e hábitos para o crescimento

  1. Excelente post!

    Virou meio que modismo dizer que é proativo.

    Já tinha ouvido falar sobre o GTD, vou estudar mais profuntadamente esse método.

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s