Como fazer um controle de fluxo de caixa diário simplificado em sua empresa

Muitos empreendedores e donos de pequenas empresas têm problemas financeiros. Alguns só percebem porque os cheques começam a voltar, e não possuem caixa pra pagar os funcionários ou fornecedores. Às vezes a empresa está até mesmo tendo lucro, mas há defasagem no caixa, fruto de um ciclo financeiro inadequado. Neste artigo, vamos tentar cobrir um pouco disso tudo, e ainda tentar ensinar como fazer um controle de fluxo de caixa simplificado.

Em 2005, entrei no Mackenzie para cursar Administração de Empresas, e durante o primeiro ano de faculdade pensava que o meu forte era Finanças. Eu tinha um pouco de leitura no assunto, mais do que os meus colegas na época, mais sobre filosofia de finanças, e não tanto a parte técnica, e mais finanças pessoais (a propósito, veja por que você precisa de um orçamento) do que empresariais. De lá pra cá, meu foco mudou completamente. Hoje minhas paixões empresariais são o Marketing, o Planejamento Estratégico e o Empreendedorismo.

O Fluxo de Caixa
O fluxo de caixa é importantíssimo para uma empresa, porque ela depende de dinheiro para sobreviver e continuar funcionando. Mas não é só quanto de dinheiro entra e quanto de dinheiro sai que importa, mas também quando esse dinheiro entra e sai do caixa da empresa.

Controlando o fluxo de caixa, você tem um pouco mais previsibilidade e toma menos sustos com a parte financeira de sua empresa. Controlar o fluxo de caixa toma um pouco de tempo, talvez meia-hora por dia no começo, mas vai ficando bem mais fácil, e com a prática, dez minutos diários resolverão o seu problema.

Eu fazia o meu controle de fluxo de caixa um pouco sofisticadamente demais pra mim mesmo, demorava muito, e nem sempre eu entendia o que estava acontecendo e me perdia no caminho. Foi quando eu solicitei a visita de um profissional que cuida da contabilidade da minha empresa, e minha vida simplificou muito desde então. Simplificaria mais ainda comprando um software financeiro, mas alguns servem mesmo pra complicar, e particularmente não achei um que fosse simples e fácil de atualizar.

Você pode fazer o download do modelo de fluxo de caixa clicando nos links abaixo:

COMO UTILIZAR AS PLANILHAS
Espero que você saiba adicionar e apagar linhas no Excel, e ter noções básicas do mesmo, pois esta planilha não é 100% foolproof, e talvez você tenha que dar uma arrastadinha nas fórmulas, enfim. Cada dia tem três linhas para que você coloque três coisas diferentes, se precisar colocar mais coisas, e só adicionar mais uma linha, e dar uma arrastada na fórmula do final, você perceberá. As planilhas são mensais, então você precisa fazer uma para cada mês, sempre atualizando o saldo inicial com o saldo final do mês anterior.

Planilha de Conta do Banco
A idéia aqui é que essa planilha seja como se fosse uma cópia da sua conta do banco. Por motivos de simplificação, é melhor trabalhar com uma conta só. Também é necessário que princípios básicos da administração empresarial se apliquem, você não deve utilizar o caixa da empresa como caixa pessoal. Separe um dinheiro para transferir para sua conta pessoa física, mesmo que seja por semana, mas não confunda as duas. De qualquer forma, qualquer saque que você fizer em benefício próprio ou compras no supermercado, essas coisas, anote com Retirada do Sócio, você vai conferir com o extrato bancário e incluir todas as despesas, de preferência identificando cada uma delas no campo descrição.

Quando for feito saque para o caixa, anote uma saída Saque Caixa e depois uma entrada para o saque na outra planilha de Caixa em Dinheiro. Então basicamente, lembre-se que esta planilha deve estar exatamente igual ao seu extrato bancário. Eu recomendo fazer todo dia, mas se não quiser, imprima o extrato e sincronize uma vez por semana. O problema com isso é que você precisa anotar as despesas muito bem, ou não vai saber especificá-las depois.

Planilha do Caixa em Dinheiro
Esta planilha é bem simples, e ele deve refletir o quanto de dinheiro você tem em caixa (separe uma caixinha mesmo, ou um envelope para este dinheiro e não misture com o seu). Quando você sacar algo do banco ou quando algum cliente pagar em dinheiro mesmo, inclua um item e marque de quanto foi a entrada. É importante anotar tudo o que foi gasto em dinheiro (porque você não tem a comodidade de puxar o extrato deste caixa em dinheiro) e incluir nas saídas.

Pronto, você já tem um controle de fluxo de caixa diário simplificado e fácil de controlar. Qualquer dúvida quanto à planilha, deixe um comentário e eu responderei por e-mail. Ah, também vale a pena checar o artigo do Efetividade.net sobre o mesmo tema. Bons negócios!

Update: Assessoria financeira para pequenas empresas

Após muitos pedidos por e-mail, resolvi iniciar consultoria financeira para pequenas empresas, você pode ter o meu apoio para implantar e otimizar o fluxo de caixa na sua empresa. Como benefícios você pode esperar:

  • Melhora no seu ciclo financeiro
  • Menor necessidade de capital de giro
  • Economia com empréstimos bancários
  • Melhor controle do dinheiro que entra e sai do seu caixa
  • Separação entre dinheiro pessoal e dinheiro da empresa
  • etc

O investimento é de R$500 mensais, e pegarei apenas 5 empresas por vez, pois é o tempo que disponho entre outras atividades. Os interessados podem me enviar um e-mail luis.imperator [arroba] gmail [ponto] com, ou simplesmente deixar um comentário aqui neste post. Após as 10 vagas estarem completas, provavelmente não haverá mais vagas por muito tempo.

About these ads

241 pensamentos sobre “Como fazer um controle de fluxo de caixa diário simplificado em sua empresa

  1. ola, olha eu faço meu controle de caixa diariamente anotando oque entra eo que sai ; ex: tenho 10$ de caixa ganhei 80$, no final do dia eu atualizo separando o de entrada e saida; e tambem tenho o que eu chamo de ¨poupança do caixa¨ ex: 100$ de saldo se acaso o meu caixa ficar insuficiente para as despesas do dia; está correta a forma que eu gerencio o meu caxa?

  2. Olá, Osley.

    Existem várias formas de gerenciar o seu caixa, e não sei se esta é a mais correta. Se está funcionando para você, é assim que tem que ser. Eu estou apenas aprendendo, e testando algumas formas, e essa me pareceu muito útil.

    O Sebrae tem um curso muito bom de administração financeira, vale a pena dar uma olhada: http://www.ead.sebrae.com.br/

  3. Nossa gostei muito da planilha fluxo de caixa,estou fazendo por ela e ja esta dando resultado.
    antigamente o dinheiro sumia de tanta compra que a empresa fazia,agora ja estou sabendo no que esta saindo.
    CARA MUITO OBRIGADO.

  4. Estou começando a fazer o fluxo de caixa mas tenho algumas dúvidas,pois tenho duas contas da empresa em bancos diferentes, faço um caixa para cada conta no banco?

  5. Olá, Karla.

    Bom, eu te recomendo que faça um para cada banco, e outro para o caixa em dinheiro.

  6. Olá Luis Fernando,
    Parabéns pelo blog.
    Tenho uma dúvida: como deixar a planilha como se fosse uma cópia da conta no banco se todos o dias o bradesco faz inúmeros lançmentos de débitos por conta de taxas, excesso de transação no caixa, cesta completa, etc, etc…

  7. Olá, José.

    Simplesmente copie as taxas que aparecem no seu extrato para o seu fluxo de caixa, da mesma forma que os gastos que você faz e aparecem no seu extrato. E se estiver muito inconveniente, troque de banco. =)

  8. Desejo saber como fazer uma previsão de fluxo de caixa de uma empresa que estou abrindo. a empresa destina-se a vender ingressos de shows e eventos pela internet (nosso site – ingresso é aqui). minha margem bruta que colocarei sobre o preço do ingresso é de 30% e os meus custos fixo e variável vai girá em torno de 21%. como posso fazer a projeção do meu fluxo de caixa para os proximos seis meses?

    Atenciosamente,

    Henrique Teles

  9. Olá Luis Fernando, eu faço um controle de caixa igual ao seu, e realmente dá resultado, porém aqui na empresa há muito pagamento efetuado por clientes em cheques pré-datados e por nós também, e nós também utilizamos cheques como forma de pagamento a vista. A minha dúvida é quanto ao lançamento dessas contas, um cheque pré-datado recebido o lançamento é feito de imediato ou no próximo mês? E é lançado em caixa ou banco? e um emitido? Obrigado.

  10. Olá, Túlio. Eu também recebo bastante em cheques pré-datados. Para cheques, eu tenho um controle separado, e o lançamento deve ser feito quando o dinheiro efetivamente entrar em caixa.

  11. Aproveitando estas planilhas para usar no meu próprio controle pessoal, pois temos gastos diários e cheques emitidos também, além de cartões de crédito que se não tivermos o controle irão bater na trave, muitas vezes por descuido.

  12. Olá Luiz Fernando, não tive sucesso em baixar as planilhas. Ficaria muito agradecido se o senhor às me envia-se por e-mail. Muito obrigado pela atenção e parabéns pela matéria.

  13. Meu Marido tem uma Gráfica com sua irmã, e as despesas da nossa casa com a da minha cunhada e da empressa se misturam muito, alias não existe separação, até por que ainda não está dando para tirar o pro – labore, estava pensando em unificar os valores para lançar na planilha, mas já vi,pelo que li que não é o melhor caminho.Como minha formação não é administrativa ( Sou formada em Serviço Social) tenho tido muita dificuldade em controlar o fluxo de caixa, mesmo buscando informação na internet. o ideal seria que eu pudesse ter uma consultoria, vc sabe se o SEBRAE presta este serviço?

  14. Oi, Katiana. Com certeza o SEBRAE pode te ajudar muito. Entre em contato com eles. Eles não prestam consultoria na sua empresa, creio. Mas te ajudam a entender como funciona e como melhorá-la. Obrigado pelo comentário.

  15. Legal, o fluxo de caixa que estou fazendo é muito parecido com o seu. Tenho visto alguns modelos na internet onde é dividido por categoria, acho que dividir dessa forma da mais trabalho. Aqui você está falando do controle (fluxo de caixa das contas), estou fazendo uma previsão de fluxo de caixa futuro usando a mesma estrura, coloco o contas a receber e a pagar, mas estou com uma dúvida se quando faço essa projeção de fluxo de caixa eu projeto a venda ou só trabalho com o
    relaizado.
    Agradeço

  16. passei horas procurando uma planilha simplificada e objetiva para o meu salão,adorei esta era tudo aquilo que estava procurando.

  17. Gostaria de saber se consigo aumentar os espaços diario para colocar as entradas e saidas sem altera as formulas.
    Obrigada

  18. Bom dia Luiz Fernando….
    Achei ótima essa matéria sobre fluxo de caixa. Estou trabalhando atualmente e recentemente numa empresa, cujo caixa está me dando um pouquinho de trabalho. Meu fluxo de caixa é diário, não mensal, pois tenho muitos lançamentos todos os dias, e também, recebo muitos cheques pré-datados, portanto necessito de uma planilha para esses cheques, pois é imprenscidível que eu tenha controle deles. Gostaria que me ajudasse com essa planilha, visto que, não sou muito expert em excell, sempre trabalhei com programas, e que tbm me desse umas dicas com relação à tudo isso. Quanto a planilha de caixa/banco, deve ser identica ao extrato?? Agradeço sua atenção, desde já.
    Um abraço
    Carmen.

  19. Olá, Carmen. O controle de cheques pode ser algo bem simples, com o número do cheque, valor e data para depósito. Mas claro, precisa ser numa planilha separada. Lhe recomendo emitir boletos em vez de receber cheques pré-datados, dá muito menos dor de cabeça. A planilha caixa/banco deve ser idêntica ao extrato sim. Se possível até com mais detalhes. Mas os valores diários devem ser iguais.

  20. Olá, Tudo Bem?
    Eu entrei no Programa Software que vc indicou. mas será que não tem algum outro em Português?

    abraços,

    Obrigada

    Se puder responder no meu email eu agradeço.
    Parabésn pelo Blog

  21. Ola! Nossa adorei o seu blog, achei muito bom o controle de caixaa…aqui sera que voce não tem uma planilha de controle de cartoes de credito, estou penando para controlar os recebimento dos cartoes de credito do meu comercio…se tiver e puder me ajudar agradeço.
    abraços!

  22. olá, adoreim suas dicas simplificadas isso ajuda muito, mas gostaria de uma outra dica sua:;,.bem, eu sou estudandte de contabilidade faço o 5º per. e um amigo mim chamou para descobrir o q está acontecendo na empresa dele q está tendo défcit constantemente e ele não sabe exatamente o q está acontecendo pq os produtos são vendidos mas o dinheiro não é suficiente. Se possivel gostaria de umas dicas de como eu poderia resolver isso profissionalmente? até pq estou iniciando minha nova profissão e quero me destacar começando pelos amigos!

    …Antecipadamente Grata!

  23. Olá, Cris. Algumas considerações a fazer a respeito da empresa do seu amigo. O ciclo de recebimento pode ser mais longo do que o ciclo de pagamento aos fornecedores. Isso cria um desequilíbrio que tem que ser coberto por capital de giro ou empréstimo bancário. Ele pode ter calculado os custos de forma errada (isso é muito comum). Separe os custos fixos e saiba exatamente quanto é. O produto pode estar sendo vendido por uma margem boa, mas pode não ser necessária pra cobrir o custo fixo.

  24. Boa Tarde Luiz Fernando, o controle de fluxo de caixa aplicado em sua empresa é justamente igual ao meu, a única coisa que diferencia, e que eu não preciso fazer a conta caixa, queria ate saber sua opinião sobre esse ponto, pois a minha empresa não tem entrada diaria, as entradas são semanais, mensais, pois trabalho no sistema de contrato mensal, ou em obras de pequeno porte onde os pagamentos e no termino da obra.

  25. Muito boa a matéria, era exatamente isso que estava procurando, uma ferramenta simples e prática!!!

  26. Bom Luis, muito obrigado pelas dicas, realmente serão de grande importancia, creio que o maior problema não é nem o de retiradas pessoais sem serem contabilizadas no caixa o problema é sensibilizar uma cultura.

    obrigado.

  27. Bom Dia, gostaria se vc tivesse um modelo ja pronto de planilha, para me sequir de modelo para começar implantar, na minha lojinha

  28. quero ver alguns modelo de fluxo de caixa pois trabalho com produtos e nao sei fazer o fluxo de caia por favor me ensine

  29. TRABALHO COM TRANSPORTE DE PASSAGEIROS ….GOSTARIA DE MONTAR UMA PLANILHA SIMPLES PORÉM QUE FOSSE BEM ELABORADA …POR EX:O QUE ENTRA O QUE SAI O HISTÓRICO DE CADA CARRO…ETC…
    PODE ME AJUDAR?????

  30. perfeito muito bom estava atras de uma planilha de caixa com entradas e saída, agora preciso de uma com programação de pgt° mesais

  31. Olá Luis Fernando, estou a pouco menos de seis meses com uma empresa especializada em gesso, meu fluxo de caixa é variavel com entrada e saida de dinheiro, pois a maioria dos serviços o pgt é em especie, só que eu tenho que pagar na mesma hora para os meus gesseiros, como eu faço para controlar isso direito.
    Grato desde já pela sua atenção.

  32. Oi, Pompilio. Eu proponho que você estipule um prazo maior com seus gesseiros. Afinal, o dono do negócio é você. Ter um ciclo de caixa positivo (ou seja, receber antes de pagar) é importantíssimo pra gerir o caixa da empresa. Estabeleça pagamentos semanais ou quinzenais. Ficará muito mais fácil para você.

  33. Olá Luiz Fernando

    Estou iniciando um pequeno negocio, e recebo pagamentos com cartao de credito gostaria de saber como controla-lo na planilha, pois os valores receberei futuramente, me ajuda obrigada

  34. Oi, adorei a planilha, muito obrigado por compartilhar informações conosco.
    Meu notebook abre o arquivo no programa BrOffice, e não consigo adicionar linhas na coluna Histórico-Descrição, movimentação de caixa e saldo atual. ele diz que não pode inserir linhas em intervalo mesclado. por favor socorra-me!
    agradeço antecipadamente
    Priscila

  35. Eu preciso aprender como fazer uma planilha de fluxo de caixa obtendo o saldo previsto , o que entrou e o que saiu e a data das saidas ….Não sei muita coisa se vc puder me ajudar agradeço com o passo a passo por favor obrigada

  36. claudete :
    Eu preciso aprender como fazer uma planilha de fluxo de caixa obtendo o saldo previsto , o que entrou e o que saiu e a data das saidas ….Não sei muita coisa se vc puder me ajudar agradeço com o passo a passo por favor obrigada

  37. esta informaçao foi muito util, me ajudou mesmo. nao tinha noçao de como montar um fluxo de caixa diario… obrigada

  38. Oi,

    Eu lanço os cheques pré datados em contas a pagar de cada mês, coloco bem detalhado, nº cheque, Banco, valor e data de vecto. do mesmo.

    abraço

  39. MUITO OBRIGADA PELO MODELO EU JA TINHA QUEBRADO A CABEÇA MAS COM ESSE DEU MUITO CERTO .CONTINUE ASSIM AJUDANDO QUEM ESTA COMEÇANDO.ABRAÇOS

  40. oi estou tentado fazer um fluxo de caixa entradas saidas mas olha ja comecei umas quantas vezes mas nao consigo prosseguir por achar que esta errado …temos contas em quatro bancos pagamos muitas contas da empresa assim como salarios e eu estou um pouco perdida tem como vc me auxiliar.
    aguarda
    GRASIELE LRENTZ

  41. Carmen :Bom dia Luiz Fernando….Achei ótima essa matéria sobre fluxo de caixa. Estou trabalhando atualmente e recentemente numa empresa, cujo caixa está me dando um pouquinho de trabalho. Meu fluxo de caixa é diário, não mensal, pois tenho muitos lançamentos todos os dias, e também, recebo muitos cheques pré-datados, portanto necessito de uma planilha para esses cheques, pois é imprenscidível que eu tenha controle deles. Gostaria que me ajudasse com essa planilha, visto que, não sou muito expert em excell, sempre trabalhei com programas, e que tbm me desse umas dicas com relação à tudo isso. Quanto a planilha de caixa/banco, deve ser identica ao extrato?? Agradeço sua atenção, desde já.Um abraçoCarmen.

  42. ola. estou com minha empresa de distribuição de cosmeticos e gostaria q me ajudasse com uma planilha de entrada e saida de caixa pois nao sou muito bom em excel. trabalho da seguinte forma , cheques pré datados cartoes de contas a pagar agua, tel, luz,aluguel, funcionarios e outros se vc poder me ajudar agradeço obrigado……

  43. Boa noite ,olha to muito grato pelas dicas, aprendi muito com essas dicas e de certesa me seram uteis to a fazer um curso de contabilidade .

  44. Excelente trabalho!
    comecei a trabalhar como secretaria em uma empresa de comunicação visual e uma das minhas funções é contolar o fluxo de caixa.
    senti muita dificuldade, pois no final da semana minhas anotações não coicidiam com o valor real do caixa. procurei ajuda e achei seu blog, com essas planilhas prontas e bem esclarecidas, tornou meu trabalho fácil, apesar de ser de extrema responsabilidade.
    obrigada.

  45. Boa noite Luis Fernando,
    Irei participar de uma festa junina. Nesta festa serei responsável por fazer a sangria dos caixas. Gostaria de saber, que informações deverão conter no documento onde ficarão registrados os valores da sangria. Gostaria, se possível, me enviasse por e-mail um modelo deste documento.
    Observação: sou leiga no assunto e peço-lhe que me informe de maneira mais simples possível.
    Obrigada

  46. Olá, Elizabeth. Não tenho outros modelos, só este que está no site mesmo. Imagino que ele funcione numa festa junina. Att.

  47. Gostaria que alguém me enviasse uma planilha de fluxo de cx. pelo meu e-mail por favor pois preciso urgente,vou fazer um curso mas faço pós e não estou com tempo,mas vou assim que terminar,obrigada

    Valquíria

  48. OLA BOA NOITE PRECISO MUITO DE AJUDAR P FAZER UM CONTROLE DE CAIXA DIARIO ADOTEI O SEU MAIS PRECISA INCLUIR CHEQUE PQ COMO NAO USO MAQUINA DE CARTAO DE CREDITO QUASE TODO DIA ENTRA CHEQUE E GOSTARIA DE SABER SE TEM COMO ME ENVIAR UM MODELO DE CONTROLE DE ESTOQUE MAIS DE UM JEITO QUE QUANDO EU LANÇAR NO CAIXA VENDA TIRE O PRODUTO DA PLANILHA DO ESTOQUE SE PUDER ME AJUDAR FICAREI MUITO AGRADECIDA

    OBRIGADA

  49. Amigo, preciso de uma planilha que me parece simples para quem sabe. Estoque de material: Entrada saida e estoque final, mas que precisa de lançamentos diários de baixa. Quanda lançar saída mudar o estoque.

  50. Oi!Sua planilha é como vc simples e eficaz.Sou consultora natura e Boticário,estava procurando algo que me ajudasse e fosse simples.Serviu perfeitamente.Obrigado!!!!

  51. Olá, amigo. Obrigado por comentar. =) Infelizmente não tenho tempo de prestar consultoria personalizada a cada leitor. Tente modificar a planilha disponibilizada para suas necessidades, pois não tenho como fazê-lo. Abraço.

  52. Tenho apenas 15 anos e gostaria de saber como manuzear o meu dinheiro.
    Pois meu dinheiro acaba sumindo e não me lenbro da forma que o gastei por isso gostaria de uma ajuda…

  53. Está sendo de grande ajuda suas planilhas, pois não entendo absolutamente nada sobre fluxo de caixa.
    Muito obrigada por este site.,

  54. Olá…

    Gostaria de dizer o quanto me foi util esta planilha pois me ajudou a controlar meu caixa…

    Muito obrigado e continue colocando materias legais assim no seu site.

    Vlw e até a proxima

  55. Opa! Gostaria de agradecer a dica, pois vai facilitar e muito no controle do caixa da empresa na qual trabalho!!!
    Aguardo mais dicas e um grande abraço!

  56. Meu caro, tenho 15 anos e faço o controle finaceiro de um time de futebol que disputa a segunda divisão do campeonato mineiro. Faço uma planílha eletrônica pra dividir os gastos com impostos de renda sem que haja rompimento contínuo da quebra de valores. São três tipos de cotas econômicas e controlo as três. Faço a organização virtualmente e inicio na contabilidade. O caixa é organizado, pois, a parte eco-vir-planílha é bem estipulada e as contas são acordadas de acordo com o fluxo. Tenho 15 anos e já dou aulas de economia. As aulas são gratuitas e os interessados podem me procurar no tel: 37 84047449.

  57. Obrigada por disponobilizar esta planilha de fluxo. Atualmente faço o fluxo de caixa para a empresa em que trabalho, mas o meu mesmo vou começar a reorganizar agora e decidi fazer desta forma. Tenho um controle de despesas manual, mas agora vou trabalhar desta forma para poder ter uma previsão das despesas fixas e variáveis para melhor controle de saldos.Tinha uma planilha , mas não bancária e tive esta ideía a partir do meu trabalho.

    Vou começar a alimentar os dados.
    Obrigada!

  58. Eu gostaria de saber como eu faço para dar entrada na minha planilha diária sobre uma nota fiscal. por exemplo a nota é de compra de maercadoria de um projeto de móveis modulados sendo que esse projeto tem vários itens separado na discriminação da nota eu faço um lançamento de cada item com o mesmo numero de controle de nota e o valor unitário ou não apenas o valor total de nota.
    agradeço a atenção e Shalom

  59. vanessa
    Eu preciso aprender como fazer uma planilha de fluxo de caixa obtendo o saldo previsto , o que entrou e o que saiu e a data das saidas ….Não sei muita coisa se vc puder me ajudar agradeço com o passo a passo por favor obrigada.

  60. sou comerciante na area de alimentação e apesar de muito esforço não consegui ainda implantar uma planilha para fluxo de caixa diário, apenas faço controle diário de entradas e saídas o que complica é o malfadado fiado(entende?). Além disso por as despesas estarem sendo sempre maiores que as receitas acabamos fazendo pequenas retiradas quase que diáriamente por não termos caixa suficiente num dia determinado embora saiba que isso é errado não estou conseguindo mudar.Se puder me envie seu modelo de planilha por email com passo-a-passo por favor me ajude.

    além

  61. Olá,estou precisando de ajuda,a tres anos trabalho com um pequeno
    negocio e nao entendo pra onde vai o meu dinheiro gostaria
    de saber como devo fazer para melhorar,estou conhecendo agora
    o fluxo de caixa e gostaria de colocar em pratica

  62. Boa tarde
    Realizo vendas com cartões de crédito através de cielo VISA/MASTER e outros
    Gostaria de uma planilha que service para controlar as vendas em parcelamento. Sendo que a cielo me repassa o valor de 30 em 30 dias da venda.
    aguardo resposta
    Deborah Sprovieri

  63. Boa tarde,

    Sou secretária há mais de 20 anos e sempre utilizei caixinha de pequenas despesas. Utilizava o famoso e antigo “Livro Caixa” anotando a lápis os créditos e débitos. Igualmente para o Fluxo Bancário. Achava que planilhas para tal seriam obsoletas, contudo, quando encontrei estas já prontas tudo ficou mais simples mesmo. Fiz algumas alterações e ajustes às minhas necessidades e agora não abro mais mão delas. Tenho uma para cada conta bancária da empresa inclusive para as contas pessoais de meus diretores. Funciona muito bem. Só vim agradecer a oportunidade de encontrar a generosidade de um profissional que, de maneira objetiva, eficaz e eficiente, simplificou a minha vida compartilhando as planilhas na Internet.
    Grata,

    Marisa Christina
    Secretária

  64. eu ja faço o fluxo de caixa e de banco como foi explicado mas eu queria saber como dou entrada nos cheques pre datados e como dou saida para pagar fornecedores…

    obrigada

    maria de fatima

  65. estamos com uma empresa de construção civil a dois anos e não temos um controle de caixa , gostariamos que nos enviassem um para podermos melhorar nossa empresa .

  66. Olá, gostaria de um modelo prático e eficiente de fluxo de caixa, contendo saidas e entrada de cheques pré-datados, mais o cartao de crédito. Aguardo retorno o mais breve possível. Obrigado.

  67. Prezados Senhores:
    Muito obrigado pela planilha. estava precisando mesmo. Parabéns.
    Atenciosamente
    Level

  68. Bom dia….até que enfim encontrei o fluxo caixa que estava procurando, já estou fazendo e adorando…Parabéns e obrigada.
    Canela- RS

  69. Olá, Gostaria de receber um modelo simplificado de controle de fluxo de caixa, pois no meu serviço ainda é manual e preciso aperfeiçoá-lo.

  70. Meu caro,
    adorei suas planilhas. Para 2011 vou adotá-las para organizar melhor e de forma mais pratica o meu financeiro.
    Obrigada.
    Feliz ano novo!!!!!!

  71. preciso de uma planilha que organize minhas vendas em dinheiro, crediario, cartao credito e debito, alguem pode me ajudar? desde ja agradeço e sejo a todos um PROSPERO 2011.
    Simone

  72. Olá, gostei do texto publicado e aprendi um pouco sobre o fluxo de caixa. Agora, meu pai tem um laboratório e como não precisamos vender nenhum produto nosso caixa há de ser um pouco diferente de outros modelos de comércios. Espero contato para mais informações e modelos de planilhas.

  73. Boa noite com certeza essa planilha irá me ajudar a controlar meus gastos diariamente agradeço pela iniciativa de fornecer essa planilha para o pessoal que necessita.

    Um grande abraço.

  74. Olá Luiz Fernando,
    em primeiro obrigada por tantas dicas acima.
    Minha grande dificuldade, assim como de algumas pessoas acima é em relação a cheques pre datados recebidos e fornecidos, assim também com transações de cartão de crédito. Que solução eu teria para isto?
    Você sabe me indicar um software de fácil entendimento que dê para lançar estes dados acima e assim ter uma visao melhor do fluxo de meu negocio?
    Muito obrigada. Luciana Mendonça

  75. comecei a trabalhar como secretaria em uma empresa de advoagados e uma das minhas funções é contolar o fluxo de caixa.
    senti muita dificuldade, pois no final do dia minhas anotações não coicidiam com o valor real do caixa. procurei ajuda e achei seu blog, poderia me ajudar?

  76. Olá, agradeço por compartilhar seu conhecimento. Mas precisava de um favorzinho, preciso de uma planilha para recebimento de cartao de credito, pois de um tempo para ca meu faturamento tem sido 80% em cartao parcelado e estou me perdendo no controle, obrigada

  77. Olá bela planilha, mas tenho uma duvida quanto a saque caixa na saida do banco e depois adicionada em dinheiro, isso não fara meu faturamento dobrar? pois uma vez que eu tiver um recebimento no banco sacar e dar entrada em dinheiro ele estara duplicando certo? se não estiver peço que me ajude por favor e me explique como seria. grata!

  78. Legal a planílha, mas eu queria uma que já desse o resultado sem q vc p´recisasee fazer claculo para saber se o saldo é positivo ou negativo. Existem algumas no excel q ele já deixa o resultado

  79. olá, preciso controlar entradas e saídas de caixa , controlar pagamentos emchaques,

    não consigo fazer planilha com cálculos já tentei mas não estou conseguindo será que vcs tem alguma planilha disponível para eu usar
    agradeço a atenção , xau

  80. Boa tarde!!
    Por favor gostaria de ajuda , pois abrir uma papelaria e não sei controlar o fluxo de caixa ainda me ajudem

  81. Boa Tarde,

    Eu era secretária da empresa trabalho sendo que agora consigui um cargo melhor como gerente, só que estou com alguns problemas com o fluxo do caixa, eu estou usando essa que tem disponivél no seu site, mas a minha é do ano todo, o problema é quando o mês terminae eu tenho que ir para o outro ela ñ soma automaticamente, ela não coloca o valor total do mês anterior no mês seguinte e minha chefe quer que seja assim você poderia me ajudar? Se poder vou ficar muito agradecida Bjos Desde de já muito Obrigada.

  82. Olá Luiz Fernando!

    Achei mto proveitoso o seu site, sobretudo do ponto de vista informativo. Tentei baixar as planilhas de fluxo de caixa, porém não consegui. Ficaria imensamente agradecida se vc pudesse me enviá-las via email. Abraço

  83. Olá, Luís.
    Antes de usufruir de suas informações, me adiantei em te agardecer por postar coisas tão necessárias de uma maneira tão esclarecedora. Estava perdida precisando exatamente de algo como suas planilhas e quando encontrei seu blog tive certeza que encontrei o que queria. Parabéns e muito obrigada!

  84. olá
    sua planilha é otima, mas como faço para abrir para os meses seguintes,nao consegui no modo recortar/colar

  85. Estou necessitando montar um controle de recebimento com cheques pre-datados.
    Preciso saber se meus clientes estão me pagando com o prazo médio do pedido de venda, porque estão me enviando uma montanha de cheques de seus clientes, de varios valores e vencimentos.
    Por favor me direcionar a esta solução.
    Grata – GLL

  86. Oi Luis Imperador,

    Fiz busca no GOOGLE e te encontrei. Quero parbenizá-lo pelo modelo do fluxo de Caixa.
    Adorei!!!

    Parabéns mais uma vez.

    abraços,
    Fátima Casal
    Recife-PE

  87. Oi, Gisele. Não sei se posso te ajudar neste caso, acho que você mesma vai ter que pensar em algo particular para o seu caso. Atenciosamente.

  88. como planejar uma frente de caixa com 90 operadores com escala de folgas e rodar almoço sendo que existe horários diferentes como 6.40 7.00 8.00 9.00 10.00 11.00 12.00 13.00 e 15.00 horas sendo que alguns horarios são só 6.horas e outros 8.20 sebdo 24 horas de trabalho e os ultimos entran 11.00 horas e ficam até 7.20 muito obrigada sendo só três dias com todos os horários e o restante 6.40 8.00 12.00 14.00 16.00 18.00 e 23.00 hrs.. muito obrigada pela orientação

  89. Oi, Maria.

    Hehe, sinceramente com 90 operadores creio que um sistema simples em excel não funcionaria. Recomendo o desenvolvimento ou compra de um software específico para o seu caixa, com login para cada usuário etc. Neste caso, uma consultoria para desenvolvimento de processos financeiros seria apropriada, visto que o porte da empresa é grande. Espero ter ajudado.

  90. Ola Luiz!!!
    estou muito perdida com a empresa de transportes
    verifiquei suas planilhas e vou tentar organizar
    o meu fluxo de caixa
    faço fretes diarios com caminhão e faturo com 21 ddl,esse faturamento eu lanco na planilha gostaria de receber mais informaçoes no email

    desde Já agradeço foi de tamanha importância as informaçoe

    obrigada
    Gerusa S

  91. Olá Luiz, parabéns pelas Planilhas. Tenho uma dúvida…
    Os boletos à vencer (contas à pagar) devo lançar o valor como débito no dia e mês do vencimento?? Ou devo fazer um controle separado?

  92. Luis Fernando, achei muito interessante o seu artigo.Hoje estou gerenciando uma loja comercial onde estou tendo muitas dificuldades, apesar de ter um pouco de conhecimento em adm. o qual cursei 3 anos de faculdade, me sinto muito perdida em alguns assuntos. Obrigada pela planilha.

  93. Boa tarde, gostaria de saber se você realiza algum tipo de curso.
    No mês passado utilizei a sua planilha de fluxo de caixa e adorei, mas este mês não estou conseguindo utilizá-la, pois coloco os dados e a planilha não atualiza como atualizou no mês passado. Gostaria que me ajudasse.
    Obrigada!
    Marcela.

  94. Gostaria de saber onde coloco o saldo anterior e o atual?
    E como faço uma planilha de total de entradas e saídas do mês, para ver a diferença da entrada e saída.Obrigado.
    RAU

  95. Ola, preciso de planilha de controle da minha empresa. Estou operando ha 3 meses e preciso do controle. Tem alguma planilha de controle do tipo com campo para lançamento de compras, vendas, entradas, saidas, lançamentos de contas a pagar e receber. um abraço e obrigado.

  96. boa tarde,
    consegui baixar a planilha, porém, fiz um teste lancei credito e debito na primeira linha saiu o saldo automotico, mas na linha de baixo lancei outro debito e o saldo não atualizou, como devo fazer?
    grata

  97. Boa Tarde, Luiz

    Eu estou com uma lanchonete dentro de um Lava Rapido, preciso de uma orientação para o uso da sua planilha, pois tenho alguns clientes que me pagam somente no final de semana. Como devo lançar. EX. O cliente almoçou no dia 25/04 mais só vai me pagar no dia 29/04 como devo lançar essa entrada no dia 25/04 qdo ele almoçou ou no dia 29/04 qdo me pagou???? Fico no aguardo, Obrigado e um Abraço

  98. Comecei a trabalhar em uma pequena empresa a 2 semanas. Estou tentando organizar as coisas por aqui e seu modelo de fluxo de caixa diário esta me judando bastante, só que todo o valor que entra no caixa ele usa diariamente para pagar contas pessoais e da empresa. Agora ele quer separar. Quer receber um valor mensal para suas contas pessoais, pois ele não vê o seu lucro no fim do mes. Qual a melhor forma de fazer isso??

  99. Laís de Oliveira :Comecei a trabalhar em uma pequena empresa a 2 semanas. Estou tentando organizar as coisas por aqui e seu modelo de fluxo de caixa diário esta me judando bastante, só que todo o valor que entra no caixa ele usa diariamente para pagar contas pessoais e da empresa. Agora ele quer separar. Quer receber um valor mensal para suas contas pessoais, pois ele não vê o seu lucro no fim do mes. Qual a melhor forma de fazer isso??

  100. Essa resposta me interessa, pois eu tinha uma empresa e fazia issi, agora estou começando outra e não quero cometer o mesmo erro. Favor notificar no meu e-mail quando responder.

  101. Boa tarde,
    Gostaria de saber se existe algum curso pratico e ou livros que pudesse me informar
    obrigado

  102. Olá, Luiz. Tem um livro ao final do post. Não sei de muitos cursos, mas a BlueNumbers oferece um que acredito ser bom.

  103. A melhor forma de fazer isso é separar um salário mensal para ele. Ou semanal, que seja. Importantíssimo não usar o cartão de débito da empresa para comprar pessoais, nem fazer compras no cartão de crédito na empresa. Ele é como se fosse outro funcionário qualquer. Recebe seu salário em sua conta pessoa física e paga as contas pessoais de lá, não do caixa da empresa. Dessa forma, fica fácil identificar também se os problemas financeiros da empresa incluiam a retirada excessiva de caixa.

  104. Você deve registrar o caixa no dia em que o dinheiro entra, não quando o produto é pago. Se o dinheiro não está lá, e você registra, tem algum problema, pois você vai contar com um caixa que ainda não existe.

  105. eu tenho muita duvidas com estas planilhas
    gostaria
    que vc me esplicase a saida da planilha debita
    nao entendi se e credito naoe mes que vem que cai
    nao tendi nada obrigada

  106. TRABALHO NO FINANCEIRO DE UM POSTO DE GASOLINA E RESTAURANTE ESTOU TENDO MUITO DIFICULDADE EM CONTABILIZAR AS VENDA FEITA NO CARTAO,,SAO TODOS OS DIAS,E SÃO EM TRES TURNOS,,POR FAVOR TENTE ME EXPLICAR COMO LANÇO,POIS TENHO O RELATORIO DOS VALORES EXATOS QUE IRAO CAIR NO MEU BANCO DE CADA FINANCEIRA(VISA E MASTER),MAIS NÃO SEI COMO FAZER ISSO GERA UM FURO NO TOTAL DAS VENDAS,,,,OBRIGADO.

  107. Boa Tarde
    Gostei muito das planilhas fluxo de caixa…
    mas gostaria de saber se tem uma planilha de fluxo de caixa em cheque e cartão de crédito, pois aqui recebo muito em cheque e cartão de crédito… e faço pagamentos com cheque e cartão de crédito tambem… gostaria de estar fazendo este controle tambem.
    Grata
    Luciane

  108. Olha meu, sou angolano. Meu nome Dário Santos. Gostei de ler, e estava mesmo a precisar de umas dicas comko essas. Você não faz ideia da grande ajuda que você me deu. Valeu!!! Um abraço.

  109. Bom dia!tenho muito que aprende,sou empresaria mas ,tenho muito problama mo meu caixa,gostaria de ideias,eu começo meu caixa mas não tenho abito de anota todos dias e sempre estou atrapalhada vou e começo do zero.Estou fazendo um curso de auxiliar adminstrativo,eu estou precisando de ideias não tenho computado no estabelecimento,isso atrapalha meu trabalho?

  110. Olá, Luiz baixei a planilha de fluxo de caixa para a minha mãe utilizar na empresa dela,
    pôrem o responsavel pela planilha sou eu, e fiquei com uma duvida para a obtenção
    de dados prescisos em relação aos cheques, a pergunta é a seguinte;

    Eu coloco o cheque na planilha em q eu recebi o cheque em mãos ou no dia em q ele será depositado?? se puder responder ficarei grato ;)

  111. Olá Muito obrigada! suas informações foram super úteis!
    veja só preciso de uma ajuda…eu queria duas informações: Qual é a fórmula para se fazer o cálclo do capital de giro??se vc puder me dar! Eu trabalho com um produto que recebo tudo no cash nada a prazo e faço da seguinte forma: Todo fim de mês eu separo uma grana na qual eu vejo pelos custos mensais que vou precisar,e outra com todo o custo dos funcionários ou seja separo em duas partes o dinheiro um envelope do que será pago aos técnicos e o outro das despesas de telefone,gasolina etc que a empresa tem e tudo que vou recebendo no mês eu deixo no banco, ou seja eu só uso o que deterrminei no ínicio do mês, caso ocorra um emprevisto eu uso o dinheiro do banco , estou certa de fazer assim??

  112. Sou advogada, e tenho bastante dificuldade de controlar os boletos que envio aos meus clientes cobrando os honorários. Existe alguma planilha ou programa que vc indique para eu visualizar diariamente quais boletos vencem no dia?

    Obrigada,

    Sandra

  113. Boa tarde Luiz Fernando , baixei hoje sua planilha, gostaria de saber se tem algum problema em começar a inserir os dados agora ja no final do mês

  114. ola o meu problema ta no seguinte tenho dificuldades em controlar entradas e saidas pelo seguinte é uma empresa com tres seguimentos locadora de maquinas,piso industrial, e loja de ceramica porém ultilizamos 2 bancos que não é dividido por empresa então alguma sugestão me ajudem.

  115. Ola, gostaria de uma ajuda. Não tenho noçao de fluxo de caixa, dei uma olhada nas suas planilhas e achei bem legal. Gostaria de uma ajuda sua: Tenho que fechar o caixa de um supermercado, são vendas em dinheiro, cartao de credito, débito, cartão alimentação. Como posso fazer esse controle, de forma que eu consiga conciliar os depósitos feito pela prestadora do cartão no final do mês? (O valor de venda é depositado 30 dias depois) Estou desesperada…. Preciso de ajuda urgente e não sei onde recorrer… Abç

  116. As planilhas são ótimas, simplificadas e super eficaz. Perfeita para micro empreendedor individual. Agradeço essa disponibilidade para downloand!

  117. Olá,

    gostaria de saber como iniciar um fluxo de caixa em um empresa que já funciona há 6 anos e nunca fez isso anteriormente. Como saberei o saldo do mês anterior?
    Gostei muito dessas planilhas são simplicadas e bem claras.

    Abç.

  118. GOSTARIA Q ME DESSE GRATIS POR EMAIL UM MOVIMENTO DE CAIXA.POR EXEMPLOS COM VENDAS E NAS VENDAS TEM RECEBIMENTO DE CARTAO,DINHEIRO E CHEQUES.COMO LANÇAR NO LIVRO CAIXA.DESDE JA AGRADESO.

  119. Olá muito boa sua iniciativa, ajudou muito..
    Gostaria de saber onde lanço compras de estoque da loja, tenho muitas duvidas a respeito
    pq não sei se este dinheiro está saindo ou entrando?? Podes me ajudar?
    obrigada

  120. estou no ramos já faz algum tempo,mais mesmo assim ainda não consigo fazer de forma eficaz o meu fluxo de caixa bater certinho no final de cada mês.junto com sua ajuda acredito que agora ficou mais fácil obrigada.

  121. gostei muito das planilhas, vai me ajudar muito, estou precisando bastante controlar a micro empresa de mamãe.

  122. Adorei o modelo de caixa/dinheiro, estou trabalhando numa empresa de pequeno porte que está crescendo, mas eles ainda tem o ¨caderninho de fiado¨, gostaria de saber como faço com estes valores? E cartão de crédito ? Lanço no caixa dinheiro ou faço uma planilha para casa um deles?
    Desde já agradecida.
    Marilúcia

  123. Boa noite,Luis

    Abri uma Financeira a 4 meses e não consigo fazer o caixa.Estou sem controle do q entra e sai.Tenho duas funcionárias q ganham por comissao,gastos com correios,aluguel,ajuda de custo etc.Já entrei em vários sites,tentando encontrar uma planilha fácil.Gostaria de ter um controle de quanto gasto e quanto ganho.
    Voce pode me ajudar,por favor!!
    Obrigada

  124. oi me chamo vera: estou tentando organizar as coisas por aqui,só que todo o valor entra no caixa eles usas diariamente para pagar contas pessoais e da empresa. Agora eles queres separa para e receber um valor mensal para suas contas, pois eles não então vendo o seus lucros no fim do mês. Qual a melhor forma de fazer isso?? Obrigado > E-mail verafernandes39@hotmail.com

  125. Oi Luis Fernando, tudo bem? Gostei muito do que falou sobre o fluxo de caixa e acredito que pode me ajudar bastante, pois estou começando com uma empresa agora… Mas infelizmente não consegui acessar suas planilhas… Tem como vc enviar, por favor? Fico muito agradecida!!

  126. boa tarde amigo ñ comsigo baixar a planilha vc pode verificar o link por favor desde já obg! preciso desa planilha!

  127. Olá,

    Não tive sucesso em conseguir acessar os dois modelos de planilhas de fluxo de caixa, conforme mencionado no link.
    Peço a sua grande gentileza de poder me encaminhar por email.

    Desde já lhe agradeço.
    Renata Cristina

  128. Também não consigo acessar e muito menos baixa-las… Poderia verificar isso? Preciso muito delas.

    Obrigado,

  129. Fiquei muito feliz com os comentários de quem conseguiu baixar as planilhas. Mas eu não consegui acessar. o que aconteceu?

  130. Boa noite!

    Desde já agradeço pela atenção. Consegui baixar a planilha conta banco, mas não veio a planilha caixa/dinheiro.Pode envia-la por favor!

    Muito obrigada.

  131. Gostei muito desse site, Meu filho está com uma oficina de auto, tem uma semana que abiu, e eu vou ficar responsáel pela parte administrativa, por enquanto não vamos trabalhar com cartões de crédito somente dinheiro, os lançamentos serão diários, gostei muito das planilhas de fluxo de caixa diário. Os serviços que serão feitos diariamente vou anotar em um caderno separado e vou lançar na planilha somente o valor das entradas e saídas. Gostaria de fazer uma outra com as despesas fixas mensais até o final do ano. A minha dúvida é: Não teria que ficar um dinheiro em caixa todo mês para alguma despesa extra que eventualmente venha a ocorrer ? A oficina é sociedade com um amigo,60% do meu filho e 40% do sócio. No final do mês vou retirar as despesas fixas, e o restante vai ser a retirada dos sócios, estou correta agindo assim ?

  132. Desde já agradeço muito boa a planilha simples, Mais é tudo que queria!!! Parabéns..Como consigo gerar gráficos de saldos ou débitos por dia da planilha de fluxos bancário ? Aguardo retorno.

  133. Olá Fernando boa noite!

    Eu comecei a trabalhar no novo setor o qual vou tomar conta do setor financeiro, contas à pagar e também ao mesmo tempo trabalhar com caixa, movimentação em dinheiro e cartões crédito/débito. Gostaria muito de um auxílio, sobre o lançamento do caixa diário em relação aos cartões de crédito e troco diário para início do dia.
    Já colei suas planilhas como exemplo e estou usando, mas minha dúvida é se estou fazendo os lançamentos corretor. Por gentileza fico no aguardo.

  134. Oi meu nome e Débora tenho uma empresa de pequeno porte de reforma Predial, e tenho dificuldade no fluxo de caixa, pois tenho entradas e saidas diarias, com material, fornecedor etc…. Você poderia me ajudar?

  135. Olá, bom dia!! Tenho uma escola da Educação Infantil ao 5º Ano, isso a 15 anos. Sou pedagoga e só agora percebi a importancia de rezliar o fluxo de caixa, no entanto não consigo iniciar, as despesas são altas demais e acabo desistindo. Estou buscando ajuda no Sebrae e na Internet e suas informções com certeza irão me ajudar.Preciso concluir ao menos uma dia pra ter força e coragem pra da continuidade. Pensei que só estava com esta dificuldade, porém pelos comentários, não sou a única neh?rsrsrs Obrigada por postar algo bacana e com uma liguagem clara e objetiva.

  136. Simples e eficiente, grato pela iniciativa de esclarecer a galera sobre Fluxo de Caixa!

  137. Só de saber que o fluxo de caixa pode ser separado em dois tipos, por ex. Fluxo de Caixa ( Banco) e Fluxo de Caixa (Dinheiro), me abriu os olhos. A palavra importante que li, foi, Caixinha mesmo. O dinheiro que sai ou entra na Caixinha tem que ser registrado rirgorosamente, assim teremos certeza que o saldo é o dinheiro que deve estar na Caixinha. |Neste ponto estou falhando. Devo melhorar.
    No fluxo de caixa de Banco, tenho uma dúvida. Alguma receita entra na conta ( crédito). Más como a conta está negativa, acabo usando dinheiro do limite. Como registrar essas saidas(uso do limite) e débitos (juros)

  138. Olá tenho uma confecção de uniformes e estou sempre com muitas vendas pois quase nunca consigo ter dinheiro disponivel, sempre apertado mesmo com fornecedores e funcionarios, não tenho nenhuma forma de credito, mas acho bom pois não tenho juros, como fazer essa previssão de entradas ja que minhas venda são praticamente todas com boletos ou parcelas em vezes.

  139. Eu preciso aprender como fazer uma planilha de fluxo de caixa obtendo o saldo previsto , o que entrou e o que saiu e a data das saidas ….Não sei muita coisa se vc puder me ajudar agradeço com o passo a passo por favor obrigada

  140. Achei bastante explicativo, mas estou encontrando divergências no fechamento do caixa no fim do mês, minha chefe acha que o valor de saída, tem que ser exatamente igual ao valor de entrada. Então todo mês é aquela confusão. Não sei se estou certa, mas acho que a diferença é exatamente o lucro dela no mês, mas ela não admite. Por favor me dê uma luz. Estou quase ficando louca por causa desse livro caixa.

  141. Olá, Luciana. Você está correta.

    Só será igual o valor de entrada e de saída se ela esvaziar todo o caixa no fim do mês para a conta pessoal dela. A diferença é exatamente o lucro daquele mês. Ela deve estar pensando em balanço patrimonial, em que ativos e passivos são exatamente iguais. Espero ter ajudado.

  142. Você tem um fluxo de caixa negativo, ou seja, gasta antes de receber (com material e pessoal), e recebe com prazos longos. Neste caso, quanto mais pedidos você tiver, mais apertado vai ficar. O ideal é ter um dinheiro de capital de giro no banco, ou diminuir o prazo que dá para o pagamento de seus clientes. Eu pessoalmente, comecei a receber antes de entregar o pedido, isso diminui a inadimplência e melhora seu fluxo de caixa.

  143. tenho um lava jato ,tenho muitos clientes mais nao tenho mantido um fluxo de caixa porisso me perco pois gasto o dinheiro que ganho e acabo nao tendo trocado para trocar ,gostaria muito de ter uma planilha para para gereciar meus gastos ,e saber manter um fluxo de caixa por favor me ajude pois eu amo o que faço….

  144. Boa Noite!

    Estou abrindo uma transportadora e tenho dúvidas sobre o capital de giro,gostaria
    que me respondece pelo e-mail.

  145. Ola, gostaria de saber se vc tem um modelo de controle de cheque ou onde encontrar estou iniciando agora e sou leiga no assunto, gostaria de controlar melhor meus cheques.

  146. Olá, Luis. Você é de que cidade? Sou do Rio de Janeiro, e estou interessada na consultoria. Gostaria de saber como extamente funciona. Você fica por um tempo determinado, um mês? Se você não for do Rio, conhece alguem faça essa consultoria por aqui?
    Obrigada

  147. Bom… Estou com uma oportunidade muito grande de emprego. Irei iniciar uma faculdade de Ciências Contábeis e já consegui um emprego na área de contadora. Mas, gostaria que você me ajuda-se nos conceitos básicos de entrada e saída de caixa, o famoso fluxo de caixa, planilhas, essas coisas assim. Poderia me dar algumas dicas, sobre transferência de dinheiro, notas fiscais, qualquer coisa no momento me auxilia.! Obrigada pela atenção!

  148. olá luiz

    trabalho numa empresa, e lá os recebimentos é tudo descontado no banco, sabe aquela forma de fazer dinheiro (desconto de ch e duplicata) , porém não exite caixa. teria uma maneira de ter um fluxo de caixa mesmo fazendo esses desconto? ou preciso ter pelo menos r$ 100 no caixa.

  149. OLA !

    TENHO UMA EMPRESA QUE PRESTA SERVIÇOS.QUANDO EU FAÇO UM TRABALHO NUMA DETERMINADA DATA ,MAS RECEBO EM OUTRA DATA ,E ESTE SERVIÇO ME GERA DESPESAS NA HORA(OLEO E PEDAGIO)QUE TAMBEM NAO AS PAGO NA HORA.DEVO LANÇAR A ENTRADA QUANDO PRESTO O SERVIÇO OU QUANDO RECEBO,E AS DESPESAS QUANDO AS PAGO?

  150. Bom dia,

    Fernando.

    estou começando e estou com varias duvidas.

    posso fazer um fluxo de caixa com todos movimentos bancos, cheques, dinehiro.

  151. Olá, parabéns e obrigada pelo artigo!! Fiz várias buscas e o seu foi o melhor que encontrei e me ajudou muito no trabalho que estou fazendo!

  152. Olá Luiz Fernando.. Achei muito útil sua planilha! Mas trabalho em uma empresa familiar, então fica muito dificil a separação de gastos… tudo sai da empresa, desde de carro para os filhos até uma meia para o neto… Não sei o que faço, sou estudante de ADM.. mas tudo que aprendo na faculdade, tento aplicar na empresa, mas acaba sendo impossível… Outra dificuldade é que compramos quase todo o material avista ou no máximo 30, 60 e 90, mas como o nosso produto é um produto caro parcelamos em atá 20 vezes dependendo do valor ( em cheque) Gostaria que me desse uma dica do que poderia fazer para mudar o pensamento dos donos, e também o caixa! Muito Obrigada!!

  153. Olá, gostaria de saber se você sabe linkar informações de uma planilha a outra. Sendo que a condição é extrair somente as células preenchidas.
    Tenho uma tabela de contas pagas e gostaria de toda vez que for pagar uma conta em debito automático o valor preenchido de uma determinada célula seja transportado para uma outra planilha chamada extrato bancário. A maneira que eu sei não daria certo. Eu só sei linkar células uma a uma, e se ela não for preenchida o extrato ficaria com zero. Eu quero que só vá para a outra planilha extrato o que for preenchido no campo débito em conta, e não o total. Ou seja, resumindo tudo, quero que o extrato seja automatico e não manual, mediante o preenchimento da célula debito em conta.

  154. Por favor me ajude que eu já estou ficando doida! Qual a diferença entre movimento de caixa e fluxo de caixa?? Quando eu sei quando usar um ou outro?

    Me mande por e-mail se possível por favor.

  155. boa noite meu é ana paula sou encarregada frente de loja, gostaria de saber como eu posso fazer uma planilha para ter um controle de saida de dinheiro. por exemplo trabalho em um super mercado sou encarregada de frente de loja e como posso ter esse contole de dinheiro que sair e que entra, como posso fazer uma planilha para meus caixas, e asim posso ter um resultado positivo para empresa.

  156. OI Fernando! estou querendo abrir meu próprio negócio, mas estou pesquisando e estudando muito primeiro, e achei o seu blog, gostei muito das suas matérias. Queria que você tirasse uma dúvida, estou tentando fazer o projeto da loja, fazer esse projeto é o mesmo que um projeto de faculdade? (fiz curso de letras). Quero apresentar esse projeto ao banco para liberar o crédito.

  157. Olá, estou aplicando um caixa diário somente para cheques e gostaria de saber se o cheque da minha empresa lanço também? ou lanço somente na saída da conta do banco?
    Att.

  158. Apesar da clareza das explicações, fiquei com dúvidas ao encontrar os valores da TIR (IRR), VPL e Pay Back do fluxo de caixa abaixo, e gostaria da validação ou correção:

    Tempo (mês) Fluxo de Caixa (R$mil/mês)
    0 -68
    1 a 19 -28
    20 a 21 +218
    22 a 24 +266
    25 a 26 +313
    Total 994
    Taxa de Retorno esperada: 9,62% aa (ou 0,768351% am)

    TIR = 6,76%
    VPL = -R$108 mil
    Pay Back = 21,6 meses

    Minha dúvida: devo entrar com a taxa de 9,62% aa (neste caso encontro os valores da TIR, VPL e Pay Back expostos acima), ou com a taxa de 0,768351% am?

    Agradeço antecipadamente a sua ajuda.

  159. olá ,boa noite !!!tenho uma dúvida onde eu coloco o fundo de caixa na entrada ou na saída,sendo que nao é um fundo fixo o valor varia dependendo das vendas naquele dia?vc pode me tirar essa dúvida?grata

  160. Fernando adorei suas planilhas, estão me ajundando muito ainda mais agora que estou fazendo um curso de excel avançado. Obrigada.

  161. Ola tenho um salão de beleza e gostaria de uma planilha para balanço do fluxo de caixa junto as duas caixa (dinheiro,cheque pre, venda a debito e credito ) tem alguma pronta pra me enviar?

  162. Boa noite Luis, eu e meu namorado temos uma lojinha de roupas a um ano e meio, estamos em busca de aperfeiçoamento sempre. Ainda não baixei as planilhas, mas depois de tantos comentarios positivos e tantas dicas, tenho certeza que vai nos ajudar. Sua iniciativa merece nosso agradecimento. Uma boa semente plantada com toda certeza lhe dará bons frutos.

  163. adorei essas dicas, estou trabalhando no controle de caixa e acabo tendo algumas dificuldades mais com essa dica vai me ajudar a organizar melhor, até porquê não tenho muita experiência na ária, estou na fase de aprendizado, Adorei todas as explicações.

  164. o conteudo ajuda muito,já cursei auxiliar ad,e atuo na ária a muitos anos.

  165. Parabens pela excelente contribuição que nos tem dado. Trata-se de um CURSO pratico que tem auxiliado muito. Muito obrigado.

  166. Parabéns Luis, realmente a planilha está resolvendo alguns antigos problemas, com certeza facilitou muito o meu trabalho diário, semanal e mensal, muito sucesso pra vc, e que em breve venham novas e boas idéias que possam ajudar a outras pessoas dentro de suas necessidades emrpesariais.

  167. Realmente muito bom esta planilha facitou todo meu trabalho sucesso e muito obrigado

  168. Bom dia, gostaria de saber como se faz a entrada de pagamentos com cartão débito/crédito, como entra no caixa se valor total ou com o desconto, etc?
    desde já agradecido.

  169. tenho dúvidas ainda nos lançamentos do meu caixa em mãos com as contas bancárias, quando deposito na conta banco devo lançar saída caixa e creditar no banco, e quando cai cheque devo lançar no meu caixa tenho essas duvidas

  170. Sugiro avaliar os sistemas via web, nos quais é preciso apenas fazer um cadastro básico e começar a utilizar na própria internet, o que facilita, pois fica ao seu alcance em qualquer local que tenha acesso a internet.
    O site NovosCFP – Novos Controle de Financeiro Pessoal (http://novoscfp.wordpress.com) faz um trabalho excelente neste campo de ferramentas web, com uma análise imparcial dos principais programas do mercado.
    Recomendo a solução desenvolvida pela minha empresa: https://www.easyme.com.br/meudinheiro, pois tenho certeza que ela atende a maioria das necessidades de pessoas físicas e pequenas empresas, além de ser muito completo e possuir um excelente custo benefício.

  171. Boa noite,estou interessada em saber mais…
    Gostaria de suas dicas,montei uma marcenaria na praia
    da muito lucro mas não sei muito sobre o fluxo de caixa..
    não tenho socio
    Estou na fila,aguardando uma dica sua.
    Att
    Michelle

  172. Tenho uma fábrica de toldos e recebo muitos cheques pré, e utilizo a maioria deles para comprar matéria-prima, eu lanço esse cheques como entrada à vista, haja vista que eu utilizo os mesmos imediatamente ?

  173. Olá,
    Tenhouma dúvida
    Fiz planilhas do fluxo de caixa e não sei como dividir o lucro em partes iguais (Eu,minha sócia e a empresa).O correto é dividir o lucro depois das despesas pagas? Valor líquido?(gasolina.compras,estacionamento). Quando faço o custo para o cliente, já está embutido ali, o custo para o material…portanto, se eu tirar os valores de gastos novamente, não fica duplicado?Fico um pouco perdida.
    Se você puder me ajudar, agradeço muito.
    Obrigada,

  174. Gostaria de saber se devo considerar os cheques pré-datados como recebimento á vista no caixa e quando depositar no banco fazer a transferência entre as planilhas e também como deve ser feito o controle das vendas com cartão de crédito e débito: se devo criar uma planilha específica para controlar as vendas e fazer a previsão dos recebimentos.

  175. TENTEI BAIXA O CONTROLE DE BANCOS E CONTROLE DE CAIXA EM DINHEIRO E NÃO CONSIGO.. É UMA PLANILHA QUE NÃO ESTA DISPONÍVEL. TEREI QUE PAGAR POR ISSE TRABALHO

  176. gostaria que alguem pode me enviar uma planilha de fluxo de caixa, bem simples. pois trabalho em uma loja que tudo e mt desorganizado. obrigada e agardo

  177. Ola! gostaria de saber como montar uma planilha de fluxo de caixa, caculando o valor do lucro e do liquido.

  178. Olá, gostei muito no que que foi dito, porem nao consegui baixar as planilhas, teria como me encaminhar por email,
    Sou estudante de adm e tenho uma empresa, e passo por esses problemas pois me falta organização e 10 min diarios, obrigado

  179. Tentei baixar esta planilha, mas não conseguí. Gsotaria se possível enviasse para o meu e-mail. Também tenho dúvida de como deve ser feito os lançamentos nas vendas efetuadas com o cartão de crédito. Por favor como devo registrá-las no controle de caixa, uma vez que é a prazo?
    Obrigada.
    Cláudia

  180. Olá camarada, tentei baixar as planilhas mas o link está quebrado, vc pode disponibilizar outro ou me mandar por email? projetos3d.mms arroba gmail ponto com.

    Fico grato pela ajuda…

  181. poderia me passar uma planilha sobre o controle de fluxo de caixa? tenho um deposito de material de ocnstrução. faço as compras da empresa, tenho os custos, porem todos os dias tenho q prestar conta com meu pai. as vezes falta grana, ou sobra. anoto as coisas numa agenda, mas queria esse controle mais sofisticado porem impresso, pq ele ainda é cabeça dura e nao quer informatizar por enquanto. abraço. e-mail: st_galeno@hotmail.com

  182. oi! sua planilha é muito boa. mas ainda estou comum pouco de dificuldades em começar fazer meu controle de caixa diário. vc poderia me dá algumas sugestões de como começar.

  183. Olha, adorei a planilha, simples, bem básica mas muito eficiente! Justamente o que eu queria e precisava, obrigada!!!!!!

  184. olá eu comecei agora vai fazer dois anos que tenho essa empresa, mais não consigo ver meu saldo ,por q não sei fazer fluxo do caixa de entrada e saida eu tenho o programa de venda onde dou baixa todos os dias ,eu queria muito saber como faço as vezes acho q não tem rendimento to trabalhando só pra pagar meu funcionário e fazer compras novamente depois disso pago meu aluguel faço o supermercado e nao consigo dinheiro nem para compra um carro para fazer as entregas da loja ,como consigo ver o que ganho no dia eu sempre fecho o cx e só vejo se ta dando certo com o das vendas do computador,eu queria ajuda eu tenho medo q meu comercio não der mais certo eu não gasto com nada só despesas de casa,e não vejo rendimento..

  185. ha mais quero lembrar também que não me aperreio pra pagar minhas contas nem cobri meu cheques mais nao to conseguindo ver o que sobra no fim do mês..ou sera que e por q comecei agora..eu quero muito aprender como controla meu comercio …espero noticias…

  186. É A PRIMEIRA VEZ QUE ESTOU NESTA PAGINA. QUERO SABER COMO FAZER PARA CONTROLAR O FLUXO DE CAIXA DA MINHA LOJA, MINHA LOJA É DE PRODUTO VETERINARIA E DE RAÇAO. POR FAVOR MANDE MIM DIZER ESTOU PEDIDA.

  187. olá faz uns 6 meses que legalizei a minha empresa meu problema ainda é o controle de caixa na verdade nem tenho um caixa fixo sempre acabo esquecendo de anotar algo e misturo contas da empresa com contas de casa tá um cáos

  188. Boa tarde , tenho uma empresa há 18 anos e ultimamente tenho recebido todos os cartoes de creditos, mas confesso que tenho muitas dificuldades de controlas as entradas dos pagamentos na conta da empresa, visto que tem pagamento a vista, debito, parcelado pela loja, credito.Então como fazer para ver se as administradoras estão mesmo depositando o dinheiro corretamente, visto que depositam somado, não valores individuais, tipo assim, um cliente pagou 100,00, e outro 200,00.Este dinheiro é feito num deposito só, menos a taxa da admninistradora, e ai fica a dificuldade do controle.Como fazer essa -planilha para constar depositos, depositos a credito, depositos parcelados e saber se a administradora esta mesmo depositando corretamente?Temos o relatorio mensal, mas não é possivel checar por esse relatio que o banco nos manda, temos tambem via internet, mas tambem não da para ter uma visão geral, dos depositos.Por favor, me ajude, tenho necessidade de fazer esse controle de entrada de cartoes na minha conta>Obrigada

  189. Boa tarde,

    Estou com várias dúvidas sobre o fechamento do caixa da empresa que trabalho, pois o empregador DEBITA despesas pessoais na conta corrente do banco que a empresa mantem conta corrente. Minha pergunta é: como proceder para o fechamento do caixa. Por favor me ajude.

    RDA -

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s